Celso Ostwald explica cancelamento da festa de 35 anos do STR de Dezesseis de Novembro

Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Dezesseis de Novembro, Celso Ostwald, concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira, 5 de janeiro, no programa Olho Vivo da Rádio São Luiz. No próximo domingo, 7, o sindicato completa 35 anos. Inicialmente, a intenção era realizar uma festa, no entanto, o evento foi cancelado por conta dos eventos climáticos adversos.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Durante a entrevista, Celso explicou os motivos para o cancelamento da comemoração, principalmente por conta dos estragos em diferentes localidades do interior. “Nós como entidade defensora dos agricultores familiares, não seria justo ver famílias lutando para recuperar os investimentos pelos estragos e nós comemorando”, afirmou o presidente.

De acordo com Celso, a possibilidade de realização da festa em outro momento ainda será avaliada pela diretoria da entidade, mas ainda não há uma confirmação. Os sorteios e prêmios programados para serem distribuídos durante o evento devem ser feitos através de uma live ao vivo. “Este ano encomendamos já 200 chapéus para os associados que fizerem sua contribuição”, acrescentou.

Celso Ostwald comentou sobre o histórico de trabalho do sindicato no município e as principais demandas, relacionadas a negociações de dívidas através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), por exemplo. O presidente também falou sobre as lutas pela defesa dos direitos previdenciários dos produtores locais.

Nos últimos anos, a produção de leite foi uma das que mais reduziram, com apenas quatro produtores atualmente no município. “O campo se esvaziou bastante nos últimos anos”. Para responder a esse contexto, o sindicato contratou um técnico agropecuário para auxiliar os agricultores e realizar planejamentos mais eficientes para estimular a permanência no campo, principalmente dos jovens.

Fonte: Rádio São Luiz