Transferências via DOC e TEC não serão mais feitas a partir de segunda-feira

As transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) deixarão de ser oferecidas pelos bancos a partir das 22h da próxima segunda-feira, 15 de janeiro. A medida foi tomada pelos bancos após os baixos números de transferências feitas via DOC e TEC nos últimos anos. O serviço de emissão e de agendamento será encerrado tanto para pessoas físicas como jurídicas, para transferência entre instituições financeiras diferentes.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo dados divulgados pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), com informações do Banco Central, as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, o que representa apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano. As TEC, que são transferências feitas somente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, também tem sido pouco utilizada.

De acordo com a Febraban, os agendamentos de DOC podem ser feitos com a data máxima de 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. Também encerra no dia 29/02 o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes.

O crescimento das operações via PIX é outra das razões para o encerramento do modelo de transferência. “Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explicou o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.

Fonte: Rádio São Luiz com informações da Febraban