Santo Ângelo receberá provas do Concurso Nacional Unificado nas Missões
O município de Santo Ângelo será o único das Missões a receber as provas do Concurso Nacional Unificado, previstas para serem realizadas em 5 de maio. Também conhecido como “Enem dos Concursos”, o certame vai selecionar candidatos para 6.64o vagas de ensino superior e médio em 21 órgãos do governo federal. As inscrições começam na próxima sexta-feira, dia de janeiro e seguem até 9 de fevereiro.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Além de Santo Ângelo, a prova será aplicada em outras nove cidades do Rio Grande do Sul: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. Em todo o Brasil, 22o municípios receberão o exame, que será realizada em dois turnos: manhã e tarde.
Os detalhes sobre o concurso foram divulgados nesta quarta-feira, 10, pelo governo federal. Os editais estão divididos em oito blocos temáticos que possuem as informações sobre vagas, requisitos, salários, conteúdo programático, formas de inscrição e os critérios de seleção. Na prática, os candidatos poderão concorrer a mais de uma vaga em um mesmo bloco temático.
Serão oferecidas 5.948 vagas de nível superior, com taxa de inscrição de R$90, e 692 de nível médio, com inscrição a R$60. Pessoas inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, ex-bolsistas e atuais beneficiários do ProUni e Fies terão direito à isenção da taxa de inscrição.
O concurso também possui vagas reservadas para ações afirmativas, sendo 20% para pessoas negras; 5% para pessoas com deficiência e 30% para indígenas, específicas para os cargos na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). A banca da prova será da Fundação Cesgranrio.
Confira a lista dos editais e das vagas por bloco temático:
• Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharia (727 vagas);
• Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informações (597 vagas);
• Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas);
• Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas);
• Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas);
• Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação (359 vagas);
• Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas);
• Bloco 8: Nível intermediário (692 vagas).
Fonte: Rádio São Luiz