Inmet emite dois alertas de tempestade para este domingo no Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois alertas de tempestades para este domingo, 14, no Rio Grande do Sul. O alerta amarelo de potencial perigo é válido para toda a região das Missões, o norte e a serra gaúcha, além de partes de Santa Catarina e do Paraná. Já para a metade sul, região central e para a região metropolitana de Porto Alegre, o nível de alerta é laranja, o que representa perigo.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Na região Noroeste do estado, a previsão do Inmet indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, entre 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. No entanto, existe baixo risco de corte de energia elétrica e de inundações.

Já para a metade sul do estado, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos entre 60 a100 km/h e queda de granizo. Além disso, existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Em caso de temporais o Inmet orienta:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Alerta amarelo inclui região das Missões – Divulgação/Inmet

Alerta laranja de maior perigo é válido para o sul do RS – Divulgação/Inmet

Fonte: Rádio São Luiz com informações de Inmet