Santo Antônio das Missões registra três casos de dengue neste ano

A secretaria de Saúde de Santo Antônio das Missões divulgou nesta sexta-feira, 19, que foram registrados três casos de dengue no município neste início de ano. De acordo com o boletim da prefeitura, dois casos positivos estão sob tratamento.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Em todo o Rio Grande do Sul, segundo dados da Secretaria da Saúde divulgados na última semana, já foram registrados 215 casos de dengue apenas nas duas primeiras semanas de 2024. O número é superior ao acumulado do mesmo período nos dois últimos anos: em 2022 haviam sido registrados 63 casos confirmados e em 2023, 42 casos.

O aumento dos casos vem em crescente em todo o país desde o ano passado, reflexo das fortes chuvas e das altas temperaturas que proporcionam condições ideais para a proliferação do mosquito vetor da dengue, o Aedes Aegypti.

No início desde ano, o Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) a primeira vacina contra a dengue. O imunizante, batizado de Qdenga, será disponibilizado primeiro para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de idade. Além disso, a distribuição será feita de forma prioritária em regiões de maior incidência da doença.

A secretaria de Saúde de Santo Antônio das Missões também divulgou as seguintes recomendações para a população:

– Limpar os pátios;

– Não deixar potes com água;

– Deixar pneus abrigados;

– Colocar areia nos pratos das plantas;

– Cuidar piscinas e motores;

– Não deixar caixas d’água sem tampa, entre outros.

– Usar repelentes e colocar telas nas janelas

É importante estar atento aos sintomas da doenças, que incluem: dor de cabeça; febre alta; báuseas e vômito; dores no corpo, nas articulações e nos olhos; mal estar e manchas vermelhas pelo corpo. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar uma Unidade de Saúde (ESF).

Fonte: Rádio São Luiz