Psicopedagoga e Coordenadora de Educação Especial falam sobre atendimentos do “Espaço Acolher”

Foto: Rádio São Luiz

A coordenadora de Educação Especial de São Luiz Gonzaga, Cristiane Oliveira e a psicopedagoga, Daura Marques Sarmento concederam entrevista na manhã desta quarta-feira, 24, à Rádio São Luiz. O tema da conversa foi a criação do “Espaço Acolhedor” pela Secretaria de Educação e Esporte do Município (Semede).

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo Cristiane, o local foi idealizado com o objetivo de ampliar os atendimentos para os estudantes da educação especial do município, com 240 crianças atendidas por uma equipe formada por psicóloga, psicopedagoga e assistente social. O maior público atendido no espaço são de crianças autistas, sendo que existem algumas regras para receber o acompanhamento.

Durante a entrevista, Daura explicou os processos de diagnósticos e orientação às famílias para contato com um neurologista, profissional responsável por dar o diagnóstico. “Depois do diagnóstico continuamos o tratamento com a equipe”, comenta.

Daura destacou a identificação dos casos e tratamento de modo precoce como uma forma de melhorar os resultados e o próprio atendimento. “Quando o diagnóstico é precoce, essas crianças têm uma chance de desenvolvimento muito maior”, complementa a psicopedagoga. Daura também menciona os sinais que podem ser percebidos pela família e as características que o autismo apresenta, o que pode mudar conforme o atendimento é feito.

Para o ano de 2024, Cristiane cita algumas mudanças com o objetivo de aprimorar ainda mais o serviço. “É uma conquista muito grande o espaço que a rede tem”, comemora a coordenadora. Quem quiser fazer doações, em especial de brinquedos, livros e jogos pedagógicos para serem utilizados no espaço, pode procurar a Semede.

Fonte: Rádio São Luiz