São Luiz Gonzaga terá segunda vara criminal, anuncia desembargador Giovanni Conti

Expectativa é de que três novos juízes titulares assumam comarca de São Luiz Gonzaga em breve – Foto: Rádio São Luiz

O desembargador Giovanni Conti e os juízes corregedores de Justiça do Rio Grande do Sul, André de Oliveira Pires e Luís Antônio de Abreu Johnson, estiveram nesta quinta-feira, 25, nos estúdios da Rádio São Luiz. Na ocasião, eles comentaram sobre as visitas feitas na comarca e prefeituras de Santo Antônio das Missões realizada nesta quarta-feira, 24, e em São Luiz Gonzaga nesta quinta.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Na entrevista, Giovanni Conti anunciou a criação de uma segunda Vara Criminal em São Luiz Gonzaga. “Futuramente, vamos instalar mais duas varas, uma regional dos executivos municipal; e outra vara regional do legislativo da fazenda. Então temos muitos planos importantes para a comarca de São Luiz Gonzaga e um polo regional de crescimento social e econômico”, complementou.

De acordo com o desembargador Giovanni Conti, existem iniciativas e necessidades que foram identificadas durante as visitas às comarcas. Segundo ele, as áreas de saúde, educação e segurança são as prioridades elencadas na maioria dos municípios e comunidades. Giovani citou projeto para criação de uma vara especializada em saúde para tratar de forma mais ágil e assertiva de questões e processos que envolvam essa área. Além disso, o desembargador falou sobre as destinações de recursos por parte do Poder Judiciário gaúcho para as áreas de saúde e educação.

Luís Antônio de Abreu Johnson destacou o processo de aproximação entre a corregedoria e as 165 comarcas do Estado, como uma forma de melhorar os processos e o diálogo entre os setores da justiça gaúcha. “Para um gestor, conhecer a realidade, quem é o juiz diretor do foro, é essencial”, pontuou Johnson, que mencionou as visitar também as prefeituras e câmaras de vereadores.

O também juiz corregedor, André de Oliveira Pires, ressaltou o objetivo de servir o público por meio da visita às comarcas. “É muito gratificante fazer parte dessa equipe e desse tipo de trabalho que engrandece nossa equipe”. Essa visão é compartilhada pelo diretor do foro local, juiz Régis Souza Ramalho. Ele fez comentários sobre a preparação para as eleições municipais desse ano. “Estaremos muito empenhamos para que o pleito seja o mais transparente possível”, acrescentou.

O Presidente da OAB Subseccional de São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões, Lucas Adams Wesz, também comentou o assunto. Segundo ele, a visita é importante para aprimorar os serviços das comarcas e para perceber as demandas da região. “Leva ao Tribunal as coisas que aqui precisam ser corrigidas ou melhoradas para ter uma melhor prestação jurisdicional”, explica Lucas.

A falta de preenchimento das vagas de Juízes Titulares é uma das demandas citadas pelo presidente da OAB. “Nós temos três varas, duas cíveis e uma criminal. E pelo menos nos últimos dez anos a gente está com sempre dois, às vezes até um”, relata.  Sobre esse tema, o desembargador Giovani Conti disse que serão pelo menos três novos juízes titulares ainda neste ano em São Luiz Gonzaga.

O juiz Régis Souza Ramalho complementou destacando que a comarca local enfrentou dificuldades por conta de questões pontuais, mas que historicamente teve um atendimento com pelo menos três juízes. Ainda nesta quinta-feira, 25, os membros da corregedoria farão visitas na prefeitura municipal e no foro da comarca de São Luiz Gonzaga.

Fonte: Rádio São Luiz