“Caminho do Pajador” ilustra os passos de Jayme Caetano Braun em Bossoroca

O “Caminho do Pajador” teve seu projeto divulgado nesta terça-feira, 30, pela Prefeitura de Bossoroca. O projeto de roteiro turístico busca traçar os passos e identificar os locais por onde Jayme Caetano Braun passou durante sua adolescência e juventude no município conhecido como “Buena Terra Missioneira”.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Jayme nasceu na fazenda Santa Terezinha, na atual Timbaúva, então distrito de São Luiz Gonzaga e hoje pertencente a Bossoroca. Nesta quarta-feira, 31 de janeiro, foi celebrado o aniversário de cem anos do artista, parte das programações instituídas a nível estadual e local em homenagem ao grande “Pajador” do Rio Grande, como Jayme era reconhecido por conta de sua obra.

De acordo com a prefeitura de Bossoroca, a intenção é homenagear o legado do artista através de um roteiro turístico que comece no Mausoléu de Noel Guarany, cantor que ao lado de Jayme Caetano Braun, Pedro Ortaça e Cenair Maicá, e segue até o local conhecido como “Venda do Bonifácio”.

Pontos marcam locais que receberão placas em homenagem ao artista – Divulgação/Prefeitura de Bossoroca

A ideia é que sejam dispostas placas informativas ao longo de todo o “Caminho do Pajador”. Segundo a prefeitura, a ideia é que todas as pessoas que passem por esses locais possam reviver e recordar a história de Jayme. “Para que cada visitante, possa saber que nesta terra nasceu e viveu o maior dos pajadores, e que seus versos representam a espontaneidade da alma e da raça de um povo forjado pela bravura”, diz nota publicada pela administração de Bossoroca.

Fonte: Rádio São Luiz com informações da Prefeitura de Bossoroca