Coordenadores da Vigilância Ambiental e Sanitária fazem alerta sobre os cuidados com a dengue

Até o momento não foram registrados casos de transmissão local, mas situação geral causa preocupação – Foto: Rádio São Luiz

O coordenador da Vigilância Ambiental, Joel dos Santos Pessoa e o coordenador da Vigilância Sanitária, Edson de Freitas Pereira, fizeram um alerta durante a manhã desta segunda-feira, 5 de fevereiro, sobre o crescimento dos casos de dengue e a proliferação do mosquito vetor da doença.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo Joel, apesar de São Luiz Gonzaga ter uma situação controlada, o aumento de casos na região causa preocupação, uma vez que a cidade é um centro regional. Até o momento são dois casos confirmados em São Luiz Gonzaga vindos de fora, ou seja, que não foram contraídos no município. “Basta aparecer o primeiro caso para todo mundo ficar em alerta”, ressalta Joel.

O coordenador da Vigilância Sanitária, recomenda o cuidado com locais propícios para a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, e o uso de repelentes pela população. “Outro problema é que encontramos muitos locais em que as pessoas jogam pneus e outros materiais que são descartados”, comenta Edson, esse tipo de descarte acaba por gerar o ambiente ideal para a multiplicação do mosquito.

De acordo com os coordenadores, a conscientização é essencial para a proliferação local da doença. Edson também pediu o apoio das empresas junto aos seus colaboradores. “Fica como sugestão, um trabalho interno de conscientização e por quê não doar repelentes para seus colaboradores”, sugeriu o gestor.

Em caso de sintomas, como dor nas articulações, febre ou dor de cabeça, Joel explica que as pessoas devem buscar atendimento médico e evitar a automedicação, o que pode agravar os sintomas.

Fonte: Rádio São Luiz