Altas temperaturas afetam a produtividade da soja, explica engenheiro agrônomo Bento Buttenbender

O engenheiro agrônomo e coordenador técnico da Coopatrigo, Bento Buttenbender, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira, 12, à Rádio São Luiz FM 100.9. O especialista falou sobre os impactos do clima na produtividade dos cultivos agrícolas, em especial, da soja na região.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo Bento, o excesso de chuva no início do plantio modificou o padrão de desenvolvimento da soja, inclusive, com praticamente metade da produção com características precoces. Agora, o momento é diferente, com algumas regiões sem precipitação há vários dias, o que causa uma limitação no crescimento da cultura. “As temperaturas altas, fora do padrão, afetam a soja”, acrescenta o engenheiro agrônomo.

Nos últimos dias e semanas, o Estado e a região têm sofrido com uma onda de calor, o que também dificulta o manejo do cultivo e a aplicação de defensivos agrícolas, por exemplo. De acordo com Bento, a recomendação para os produtores é a aplicação noturna, justamente para evitar os períodos de baixa umidade.

O engenheiro desta que a orientação técnica é uma parte essencial para garantir a produtividade e a qualidade da produção agrícola. “Como é um ano que as chuvas vieram cedo, temos uma situação bem diferente do ano passado, com ocorrência de lagartas. E o produtor que usou essa informação dos consultores para aplicação, ele está bem, porque está dentro dos padrões que aceitamos”, descreve.

Fonte: Rádio São Luiz