Condições climáticas levantam preocupação com déficit hídrico nas lavouras de soja

Poucas chuvas também preocupam produtores – Divulgação/Emater RS-Ascar

As lavouras de soja estão enfrentando desafios com as altas temperaturas nas últimas semanas. A variação do regime de chuvas tem causado um déficit hídrico em muitas propriedades rurais. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira, 15, a oferta de água adequada é essencial para o desenvolvimento e boa formação dos grãos de soja.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O calor também tem levado a mudanças no manejo, com aplicação de defensivos agrícolas no período da noite, justamente para evitar os períodos mais quentes e abafados do dia. A queda nos preços da soja também é outro motivo de preocupação para os produtores gaúchos.  Segundo a Emater RS/Ascar, o preço médio da saca de 60kg caiu 1,94% em uma semana, passando de R$ 113,91 para R$ 111,70.

A perspectiva de temperaturas de temperaturas mais amenas nos próximos dias é vista como um possível alento para as lavouras. No entanto, os volumes de chuva esperados deverão ser inferiores a 10 mm na Fronteira Oeste e na Campanha. No restante do Estado, os totais previstos deverão oscilar entre 15 e 35 mm.

Fonte: Rádio São Luiz com informações de Emater/RS-Ascar