Almoço em prol do Hospital Roque Gonzales reúne mais de 1.500 pessoas em Caibaté

Almoço foi realizado na Afucer – Foto: Micael Olegário/Rádio São Luiz

Cerca de 1.500 pessoas estiveram presentes neste domingo, 18 de fevereiro, no almoço beneficente organizado em prol da Associação Hospital Roque Gonzales, de Caibaté, no aniversário de 63 anos da Cermissões. O evento, realizado na sede da Associação dos Funcionários da Cermissões (Afucer), contou com a presença de prefeitos dos municípios da região e parlamentares gaúchos. A previsão é de que sejam arrecadados cerca de R$ 250 mil em recursos para o hospital.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A iniciativa solidária partiu do presidente da Cermissões, Diamantino Marques dos Santos, e foi apoiada pelas administrações de Caibaté e Mato Queimado, além da própria diretoria e equipe da Associação Hospitalar. O evento segue na parte da tarde deste domingo com show da banda “Renovação”.

Em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, Diamantino destacou o desejo em colaborar com a manutenção dos serviços da entidade. “O pessoal está doando de tudo para que recuperemos nosso hospital”, celebrou o presidente da Cermissões, que está a frente da cooperativa há 37 anos. Também no almoço, foi feito o anúncio da doação feita pela cooperativa para instalar ar-condicionado em todos os quartos do hospital.

O presidente da Associação Hospitalar Roque Gonzales, Orcelei Dalla Barba, comentou sobre a importância da união entre as entidades e as administrações locais para qualificar a saúde pública nos municípios e na região. Orcelei falou também sobre a dificuldade financeira atravessada pela entidade de saúde, principalmente pela dificuldade em obter repasses via SUS.

A estimativa do presidente do hospital é de que a arrecadação está alcance R$250 mil. Posteriormente os resultados serão divulgados na íntegra para a comunidade. “Estamos provando que a sociedade pode manter as entidades que ela precisa no dia-a-dia. O Hospital é só mais um exemplo, podia ser uma APAE ou outra entidade do setor de serviços. Quanto todos pegam juntos funciona”, disse Orcelei, que agradeceu pelas doações e a presença do público no evento.

De acordo com o prefeito de Caibaté, Amauri Pires, a manutenção da casa de saúde local é um dos focos da atuação da administração. Amauri também mencionou a dificuldade causada pela forma como está organizada a tabela de repasses de internações via SUS e ressaltou a importância de emendas destinadas por parlamentares para o hospital. “O evento que é um grande sucesso”, acrescentou.

Prefeito de Mato Queimado, Joaquim Bourscheidt destacou a destinação de recursos pelo município para a Associação e o foco em realizar eventos em prol da comunidade. Neste ano, segundo anunciou o gestor, uma das programações de Natal na cidade será feita em benefício ao Hospital Roque Gonzales.

Por fim, Joaquim convidou a comunidade regional para outro evento beneficente, no aniversário do município em 16 abril, com show de “Os Atuais” no Pavilhão Cultural de Mato Queimado. Iniciativa que também vai ter caráter solidário com doação de recursos para a comunidade da Rondinha.

O aniversário de 63 anos da Cermissões também marcou a primeira vez em que o espaço ampliado da Afucer foi utilizado, o local ainda está em obras e deve ser finalizado em breve. O presidente Diamantino Marques destacou o foco da cooperativa em continuar ampliando sua atuação, em especial, para atender as demandas dos produtores rurais da região que são atendidos pela Cermissões.

Presidente Diamantino recebeu presente pela proposição e organização do evento – Foto: Micael Olegário/Rádio São Luiz

Evento teve a presença de representantes de diferentes municípios e de deputados estaduais e federais – Foto: Micael Olegário/Rádio São Luiz

Parte ampliada da sede da Afucer também foi utilizada – Foto: Micael Olegário/Rádio São Luiz

Fonte: Rádio São Luiz