Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental fazem apelo para população intensificar cuidados com a dengue

Casos estão em alta em toda a região e Estado – Foto: Rádio São Luiz
A secretária de Saúde de São Luiz Gonzaga, Clari Ramborger e o coordenador da Vigilância Ambiental, Joel dos Santos Pessoa, fizeram nesta quarta-feira, 21, um apelo para que a população intensifique os cuidados com a dengue. Em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, eles apresentaram um panorama da situação da doença no município.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Clari destacou a importância do cuidado com recipientes com água parada, pontos que podem servir para reprodução do Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da doença. “Pedimos que tenham esse amor pelo ser humano, pelos seus familiares e vizinhos, pela cidade”, alertou a secretária. Em São Luiz Gonzaga já são 19 casos confirmados de dengue, sendo duas pessoas internadas por conta da doença
De acordo com Joel, o enfrentamento da dengue é um problema de todos. Segundo ele, existem equipes que fazem a visitação e orientam a população sobre a limpeza de pátios e os cuidados necessários, principalmente com bambonas, caixas d’água e piscinas (recipientes maiores de armazenamento de água).
O coordenador explicou os tipos de dengue em circulação na região, no momento os tipos 1 e 2 são os mais comuns, no entanto, os tipos 3 e 4 (mais graves) também começam a circular no país. Joel solicitou também para que os cuidadores de abelhas na cidade transportem os seus criadouros para o interior, com o objetivo de evitar a contaminação com o fumacê (inseticida usado contra o mosquito).
Clari destaca que a obrigação do cuidado com locais particulares é dos proprietários. Em relação aos terrenos baldios, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental e informar as equipes para realizar a fiscalização e, se necessário, cobrar a limpeza do pátio ao responsável pelo local.
A entrevista na íntegra está disponível no Facebook da Rádio São Luiz.
Fonte: Rádio São Luiz