Pedro Ortaça: “Eu amo o Rio Grande e os povos que vivem aqui”

Artista será homenageado na Semana Farroupilha – Foto: Rádio São Luiz

O grande artista missioneiro e patrono dos festejos farroupilhas de 2024, Pedro Ortaça, concedeu uma entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9 e aos 18 grupos do Sistema Gaúcho de Comunicação (SGC). O músico são-luizense destacou o orgulho e a alegria em receber o reconhecimento pela região das Missões e pelo Rio Grande do Sul.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ao lado de nomes como Jayme Caetano Braun, Noel Guarany e Cenair Maicá, Pedro contribuiu para difundir a música e cultura missioneira no Estado e para fora dele. Agora, aquele que tanto homenageou a história gaúcha, passa também a ser reconhecido por ela. “Estou muito feliz, porque fui convidado para ser o patrono da Semana Farroupilha do Rio Grande do Sul. Eu recebi com muito orgulho, satisfação, alegria e humildade”, afirmou Pedro Ortaça.

Durante a entrevista, o artista ressaltou a importância do cultivo das tradições gaúchas, como uma forma de valorizar e promover também a união entre as famílias. “Um dia o Jayme Caetano Braun me disse: a nossa música, arte, cultura, a nossa poesia parece que vai morrer. É como uma grama verde que vai secando, secando e quando parece que vai morrer, cai uma chuva e rebrota”, recorda Pedro, que contou sobre a saudade que sente de Jayme, Noel e Cenair.

Pedro revelou episódios do contato com os companheiros de palco, desde o modo como conheceu cada um deles, até os detalhes sobre a parceria com Jayme nos tempos de Rádio Guaíba. “Quem ganha com os 100 anos é o Rio Grande, é o povo desta terra”, complementa sobre o ano do Centenário de Jayme Caetano Braun.

O artista comentou sobre o desejo de seguir trabalhando em prol da cultura missioneira e gaúcha. “Eu sempre admirei aqueles que cantam seus poetas e fazem com que a música se consagre”, acrescentou. A denúncia social e a defesa de grupos vulneráveis, como dos povos indígenas, também faz parte do repertório de Pedro Ortaça. “Eu amo o Rio Grande, os povos que vivem aqui e gosto muito das famílias, por isso aceitei participar da Semana Farroupilha”, finalizou o músico missioneiro.

Confira a entrevista na íntegra abaixo:

Fonte: Rádio São Luiz