Mortandade de peixes na divisa entre São Miguel das Missões e Capão do Cipó preocupa a comunidade
Na terça-feira, 27, a Polícia Ambiental de Santo Ângelo recebeu uma denúncia de morte de peixes na divisa entre os municípios de São Miguel das Missões e Capão do Cipó, no Rio Inhacapetunzinho. Na manhã desta quarta-feira, 28, os policiais estiveram no local verificando a situação e colhendo depoimentos.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Conforme o Tenente Rutile, comandante da Unidade, algumas pessoas ouvidas relataram que no sábado e domingo peixes surgiram mortos nas margens do rio. Contudo, como ocorreram chuvas consideráveis na região ontem e hoje, há possibilidade de que eventual resíduo que tenha contaminado a água “já tenha descido” com o escoamento da água.
A Polícia Ambiental vai realizar uma comunicação de ocorrência na Polícia Civil para que a polícia judiciária apure e verifique se há necessidade de instaurar um inquérito.
Integrantes da Associação Preserva Inhacapetum, do qual o Inhacapetunzinho é o principal afluente, demonstraram preocupação com as mortes. Eles relatam que foram atingidos milhares de peixes das espécies dourado, traíra, grumatã e peixes de couro. Também foram afetados cágados. O grupo disse que vai acompanhar os desdobramentos e que pretende realizar a soltura de alevinos na região afetada tentando compensar as mortes.
Fonte: Rádio São Luiz