Confirmação de novos casos de dengue “está evoluindo muito rápido”, alerta coordenador

Arquivo/Prefeitura de São Luiz Gonzaga

O coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rodrigo Reis, falou nesta quarta-feira, 6, sobre o avanço da dengue na Região Missioneira. Somente na segunda-feira, 4, em Cerro Largo, um dos municípios mais afetados, foram realizadas 28 novas coletas, sendo 24 positivas. “Está evoluindo muito rápido”, alertou Rodrigo.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O registro da primeira morte pela doença, uma senhora de 67 anos, com comorbidades, também em Cerro Largo, coloca a região em uma posição de alerta maior. “A orientação é que o paciente que procurar a rede pública com algum indicativo deve ser testado”, explicou Rodrigo. Ele citou, ainda, a importância dos testes realizados em farmácias e laboratórios, positivos ou negativos, serem informados à Vigilância Sanitária para que o município possa ser mais assertivo nas ações de bloqueio.

A Secretaria Estadual de Saúde vai repassar 650 mil reais para a região, sendo que municípios maiores, como São Borja e Santo Ângelo, vão receber 50 mil e municípios menores, 25 mil, recurso que deverá ser investido em ações específicas e na melhora do atendimento. “Não podemos normalizar perder uma pessoa para a dengue, as mortes por dengue devem ser evitáveis. Precisamos que os municípios realizem ações integradas entre as secretarias, os mutirões, e que a população colabore”, finalizou Rodrigo.

Fonte: Rádio São Luiz