Nesta quarta-feira, 20, a Polícia Civil e Brigada Militar uniram forças em uma ação conjunta vinculada ao Programa RS Seguro, no âmbito da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Missões. Essa iniciativa tem como objetivo combater o crime de furto qualificado nas regiões de Ijuí, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Na operação, 16 locais foram alvos das ações policiais, todos suspeitos de receptação de fios e cabos furtados. Um total de 110 policiais civis e militares foram empregados nessa operação.
Em Ijuí, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de diversas ferramentas elétricas, fios, cabos e outros objetos com suspeita de receptação. Além disso, um automóvel foi apreendido por suspeita de ser utilizado nos furtos, e um homem de 40 anos foi preso preventivamente, suspeito de cometer diversos delitos de furto de fios e cabos da rede elétrica.
Já em São Luiz Gonzaga, foram realizadas ações preventivas de fiscalização em seis locais, enquanto em Santo Ângelo, outros seis locais foram fiscalizados, resultando na apreensão de diversos quilos de fios sem procedência comprovada. Foram, ainda, realizadas duas autuações pelos Bombeiros e outras duas pela Polícia Ambiental, por situações em desacordo com a legislação vigente.
Essa ação conjunta visa também combater uma prática criminosa recente, na qual ocorre o furto de fios de cobre dos pivôs de irrigação em propriedades rurais.
Fonte: Rádio São Luiz com informações da Assessoria de Imprensa