Justiça suspende concurso para agente administrativo auxiliar de Bossoroca

Foto: Canva/Ilustrativa

A Justiça de São Luiz Gonzaga suspendeu o concurso público n° 01/2023 do município de Bossoroca para o cargo de agente administrativo auxiliar. A decisão ocorreu após pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). De acordo com o promotor de Justiça responsável pela ação, Sandro Loureiro Marones, houve interferência indevida da Comissão Executiva do concurso para favorecer um candidato.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A prova do concurso foi realizada no dia 18 de fevereiro. A denúncia que foi feita ao MPRS aponta que a comissão alterou a resposta de uma questão do certame para beneficiar determinado candidato. Um inquérito civil foi aberto para apurar o caso.

Ainda de acordo com a ação, procuradores de Bossoroca teriam feito ameaças contra a empresa responsável pela prova, indicando que iriam abrir processo administrativo contra a comissão organizadora das questões.

“Após o recurso do candidato beneficiado ter sido indeferido e, com a pressão exercida contra a banca examinadora, a questão ter sido anulada, o rapaz, que exercia cargo em comissão no Executivo Municipal, ficou em primeiro lugar no concurso, ponto que nos levou a ingressar com a ação”, explicou o promotor Marones.

O juiz Bruno Polido Bellonci, que assina a decisão liminar, destaca que a Procuradoria Jurídica Municipal sequer possuía competência para postular anulação de questão. A interferência também fere o princípio de igualdade de condições entre os candidatos, previsto no edital.

Fonte: Rádio São Luiz com informações do MPRS