Demandas da agricultura familiar do 24° Grito da Terra são entregues ao governo federal

Presidente Lula recebeu documento com pautas da agricultura familiar – Foto: Ricardo Stuckert – Divulgação/Contag

O documento do 24° Grito da Terra com pautas e demandas da agricultura familiar foi entregue nesta quarta-feira, 3 de abril, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As reinvindicações da categoria foram discutidas durante encontros nesta semana entre os representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e das 27 unidades da federação, incluindo o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva e a secretária Camila Rode.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A pauta reúne propostas para construção de políticas públicas e para promover a melhoria da qualidade de vida, trabalho e no fortalecimento da agricultura familiar. Agora, o governo federal terá dez dias para socializar o documento com os ministérios envolvidos. Depois, representantes das federações e da Contag serão chamados para uma reunião em Brasília. Além disso, a manifestação do Grito da Terra está marcada para ser realizada entre os dias 20 e 21 de maio, na capital federal.

A intenção da Fetag-RS é levar pelo menos 800 agricultores para a manifestação do 24° Grito da Terra.  Entre as demandas que envolvem o Rio Grande do Sul estão questões que vão desde o acesso aos financiamentos, ao Proagro, a saúde, a educação, os direitos das mulheres, jovens e aposentados, até a valorização do trabalho e da renda no campo.

O presidente da federação gaúcha também ressaltou a importância da mobilização dos sindicatos rurais. “Precisamos sensibilizar o governo para que que venham medidas que garantam a permanência das pessoas no campo, pois é através do trabalho e da dedicação dessas pessoas que os alimentos continuam chegando nas mesas de toda a população diariamente”, afirmou Carlos Joel da Silva.

O 1º Grito da Terra Brasil foi realizado em 1994, em parceria com movimentos sociais. Desde então, anualmente, a Contag entrega suas reivindicações ao governo. A expectativa é de que o 24° Grito da Terra reúna 10 mil trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de todos os estados brasileiros.

Encontro de lideranças da Contag com o governo federal – Foto: Divulgação/Contag

Fonte: Rádio São Luiz com informações da Fetag-RS e Contag