Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira será nesta sexta em São Luiz Gonzaga

Encontro terá palestras e oficinas com foco em estratégias para produzir de forma sustentável – Divulgação/Emater RS/Ascar

São Luiz Gonzaga vai receber nesta sexta-feira, 12 de abril, o Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira. O evento, promovido pela Emater RS/Ascar, vai reunir comitivas de 20 municípios das Missões para uma série de palestras e oficinas sobre agricultura e biodiversidade na Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul. Em entrevista ao programa Expressão Livre nesta segunda-feira, 8, o chefe do escritório local da Emater/RS, Paulo Corrêa Matos, comentou sobre a expectativa com a realização do encontro.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Paulo destacou a importância do evento para promover e estimular a sustentabilidade e a diversidade como princípios essenciais para o futuro da produção e da preservação ambiental. O evento conta com apoio de diferentes entidades e instituições locais e regionais.

Durante a entrevista, o chefe do escritório local da Emater descreveu alguns dos temas a serem abordados. O início das atividades está marcado para às 9h, logo após serão realizadas duas palestras com a professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Elaine Luiza Biacchi Vione. O título da palestra é “A importância da Cultura da Mandioca na agricultura familiar”.

Na sequência, o extensionista da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Ricardo Lopes Machado vai falar sobre o uso do campo nativo como estratégia produtiva e de manutenção da biodiversidade, especialmente no contexto do bioma Pampa. “Vamos ver a riqueza que se tem nesse espaço de campo e que tem grande importância para a vida”, mencionou Paulo Corrêa.

Na parte da tarde estão previstas atividades práticas, como o plantio simbólico de mudas de butiazeiro e a troca de sementes e mudas entre os participantes. A partir das 14h30 ocorrem diferentes oficinas simultaneamente com os seguintes temas: campo nativo, proteção de nascentes, relógio do corpo humano, variedades e manejo da mandioca, vermicompostagem, nutrição e promoção da saúde, meliponíneos (abelhas sem ferrão), hidromel e agroindústria.

Fonte: Rádio São Luiz