Brondani lista demandas da AMM e comenta sobre vinda do IFFar e CPI do Hospital de São Luiz Gonzaga
O prefeito de São Luiz, Gonzaga, Sidney Brondani (PP) concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, 10, para falar sobre a primeira reunião como presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM). O gestor também tratou da visita da reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer, ao município e do andamento da CPI do Hospital São Luiz Gonzaga.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Segundo informou Brondani, na segunda-feira, 8, foi realizada uma reunião entre a diretoria da AMM para tratar da implementação de um curso de medicina na região das Missões. “Expressamos nosso apoio e a vontade que ocorra, porque certamente vai impactar positivamente nossa região”, pontuou o presidente da Associação.
Outro tema do encontro foi o aumento do ICMS proposto pelo governo estadual. Anteriormente a maioria dos prefeitos da região se posicionaram contra o aumento. De acordo com Brondani, a decisão atual também será tomada de modo coletivo. A reunião serviu para estabelecer uma agenda de pautas prioritárias para os municípios das Missões. Nesta sexta-feira, 12, está prevista uma reunião da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em Santo Ângelo.
Implementação do IFFar e a CPI do HSLG
Sidney Brondani também comentou sobre as tratativas para instalação de uma unidade do IFFar em São Luiz Gonzaga, motivo da visita da reitora da instituição ao município. Sobre o local para o campus, a Escola CNC e o antigo prédio do INSS seguem como as duas opções. No entanto, conforme disse o prefeito, em um primeiro contato com a escola o retorno não foi positivo, por conta de outros planos para o local.
Questinado sobre o seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG), Brondani reafirmou a validade da investigação, mas ressaltou a necessidade de preservar o hospital. “Fiz um apelo para que tenhamos um cuidado muito grande para preservar a imagem do hospital”, destacou o prefeito, que defendeu a importância da entidade para atender a população. “Afinal é para lá que nós vamos quando temos um desconforto de saúde”, acrescentou.
Fonte: Rádio São Luiz