Mato Queimado comemora aniversário de 24 anos de emancipação

Divulgação/Prefeitura de Mato Queimado

O município de Mato Queimado completa nesta terça-feira, 16 de abril, 24 anos de história. Com uma população de 1.629 habitantes e uma área de 114,653 km² e uma história marcada pela influência da cultura alemã. A emancipação de Mato Queimado ocorreu em 1996, porém, a primeira eleição municipal foi realizada apenas em 2000. Entre as programações dos 24 anos de emancipação, está programado o 3° Rodeio Crioulo, de 19 a 21 de abril, no Piquete Tauras do Rio Grande.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Situado na região das Missões, o município foi atrelado durante muito tempo a Caibaté. O primeiro proprietário das terras de Mato Queimado foi Joaquim Gomes Pinheiro Machado. O processo de estabelecimento de colônias alemãs teve início a partir de 1919, vindos sobretudo de Cerro Largo.

Existem duas hipóteses para o nome do município: a primeira teria ligação com um vendaval que atingiu a região e levou os posseiros a colocar fogo para promover uma disputa entre os dois elementos. A segunda atribui a uma ação dos marragatos para tomar as terras dos indígenas que ocupavam a região.

Com o passar dos anos, a cidade foi se desenvolvendo através da construção de diferentes obras, como a da Igreja e do desenvolvimento da economia, baseada na pecuária e agricultura. A emancipação do município de Caibaté aconteceu em 16 de abril de 1996 e a primeira eleição em 2000 com a definição do consenso, uma das marcas da política local.

Fonte: Rádio São Luiz