Representantes da cultura gaúcha são escolhidos em evento na região das Missões

Evento reuniu cerca de mil participantes – Foto: Rogério Bastos / MTG

A região das Missões recebeu neste final de semana a 35° edição do Entrevero Cultural de Peões. O evento, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), foi realizado entre os dias 18 e 20 de abril em Entre-Ijuís e Santo Ângelo. Durante o encontro foram escolhidos os novos representantes da cultura gaúcha entre os 48 candidatos que disputaram os títulos de Peão, Guri e Piá Farroupilha do Rio Grande do Sul.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Participaram do Entrevero representantes das 25 regiões Tradicionalistas do Estado, reunindo um total de cerca de mil pessoas. Entre as atividades que foram organizadas para avaliar os candidatos estiveram provas sobre conhecimentos históricos e geográficos, habilidades artísticas e, a principal delas, conhecimento e desenvoltura nas lides campeiras.

Como 1º Peão Farroupilha foi eleito Matheus da Cunha Goggia Neves, 27 anos, do DTG Noel Guarani, de Santa Maria, representando a 13ª Região Tradicionalista (RT). Já o Guri Farroupilha é Kauan de Melo Zambruski, do CTG Querência do Prata, de Nova Prata e representante da 11ª RT. Em seguida, Matheus Guiotto Vieira, do GF Chaleira Preta, de Ijuí, da 9ª Região Tradicionalista, foi escolhido como o novo Piá Farroupilha.

Em conjunto com os demais piás, guris e peões, eles terão a responsabilidade de representar o MTG e o tradicionalismo gaúcho durante o biênio 2024-2025. A prenda farroupilha será escolhida entre 16 e 18 de maio, na 53ª Ciranda Cultural de Prendas, em Porto Alegre. Confira a lista dos três selecionados em cada uma das categorias:

Piá
1º Matheus Guiotto Vieira – 9ª RT – GF Chaleira Preta – Ijuí
2º Pedro Barboza das Neves – 6ª RT – CCN Sentinela do Rio Grande – Rio Grande
3º Enzo Gustavo Madalóz Romansin – 7ª RT – CTG Manoel Teixeira – Tapejara

Guri
1º Kauan de Melo Zambruski – 11ª RT – CTG Querência do Prata – Nova Prata
2º Arthur Portella Martins – 17ª RT – 35 CTG – Palmeira das Missões
3º Henrique Gehres Moraes – 1ª RT – CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí

Adulto
1º Matheus da Cunha Goggia Neves – 13ª RT – DTG Noel Guarani – Santa Maria
2º Thiago Rodrigues Miranda – 6ª RT – CCN Sentinela do Rio Grande – Rio Grande
3º Luiz Cassol Ferrigo – 11ª RT – CTG Os Desgarrados – Guaporé

Fonte: Rádio São Luiz