Guias de Trânsito Animal passam a ser emitidas para todos os tipos de movimentação

Guias devem ser emitidas direto nas inspetorias locais – Foto: Canva

As Guias de Trânsito Animal (GTAs) podem ser emitidas para todo o tipo de movimentação de animais de produção, inclusive comercialização. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira, 13 de maio, por meio de determinação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O processo de emissão segue sendo realizado junto às Inspetorias de Defesa Agropecuária locais, por conta da indisponibilidade do Sistema de Defesa Agropecuário (SDA).

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Desde a última semana, a inundação que atingiu o data center da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul) causou mudanças nos processos de emissão das GTAs, que passaram a ser emitidas emergencialmente apenas para alojamento de bovinos, suínos e aves.

Para solicitar as GTAs, os produtores devem entrar em contato com as Inspetorias de Defesa Agropecuária locais. Em razão do sistema indisponível, haverá um documento complementar de solicitação de emissão da guia que deverá ser assinado pelo produtor. As GTAs serão emitidas e enviadas em formato PDF por estes canais ou impressas.

“Pensando na importância da atividade econômica, a Secretaria da Agricultura vem atendendo, gradativamente, as demandas do setor produtivo, dentro da escala de prioridades nesse momento de calamidade pública que o Estado enfrenta”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Rosane Collares.

O contato com a supervisão Regional São Luiz Gonzaga pode ser feito pelo telefone: (55) 99997-6760 ou e-mail: reg-saoluizgonzaga@agricultura.rs.gov.br

Fonte: Rádio São Luiz com informações da Seapi RS