Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Roque Gonzales completa aniversário de 58 anos de emancipação

Prainha é uma das atrações turísticas locais – Divulgação/Prefeitura de Roque Gonzales

Nesta quarta-feira, 15 de maio, o município de Roque Gonzales completa 58 anos de emancipação. Reconhecido como “Terra e Sangue das Missões”, o local leva o nome do padre jesuíta Roque Gonzales, primeiro a fundar uma redução neste lado da margem do rio Uruguai. Atualmente, o município conta com 6.797 habitantes e tem uma economia voltada à agricultura e ao turismo.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A história de Roque Gonzales começa a partir da fundação da redução de Assunção do Ijuí, pelos padres Roque Gonzales e João de Castilhos em 15 de agosto de 1628. Pouco tempo depois, João de Castilhos é martirizado em confronto com indígenas que não concordavam com o projeto missioneiro, quase ao mesmo tempo, Roque Gonzales é morto da redução de Todos os Santos do Caaró.

O território do município permanece abandonado e passa a ser ocupado novamente a partir do século XX, impulsionado pela colonização de alemães e italianos. Em 1927 é criado o povoado de Roque Gonzales como distrito de São Luiz Gonzaga. Antes da emancipação, o distrito passa a pertencer a Cerro Largo e, em 1966 passa a ser município com sede organizada.

Banhado tanto pelo rio Ijuí, como pelo rio Uruguai, Roque Gonzales tem na Prainha e no Salto do Pirapó, na divisa com Dezesseis de Novembro, seus principais pontos turísticos.

Programação cancelada e investimentos em obras

Inicialmente, o município tinha programado uma série de atividades para celebrar o aniversário de 58 anos. No entanto, por conta do desastre climático que afeta o estado, a programação foi cancelada. Prefeito de Roque Gonzales, Fernando Machry (PP) manifestou a solidariedade com a população do estado.

Outro assunto da entrevista do gestor à Rádio São Luiz FM 100.9, foram os investimentos feitos para alavancar o distrito industrial e a economia local de forma geral. Machry detalhou algumas dessas obras realizadas, como calçamento e asfaltamento no município. “Projetos estruturantes que estamos trazendo para melhorar ainda mais”, pontuou o prefeito de Roque Gonzales. A previsão, segundo ele, é de investir cerca de R$500 mil apenas neste ano, além de outros recursos de emendas parlamentares.

Fonte: Rádio São Luiz/Prefeitura Municipal

Sair da versão mobile