Comércio de produtos de origem animal por agroindústrias gaúchas a outros estados é flexibilizado

Autorização tem validade de 90 dias – Foto: Canva/Ilustrativa

Agroindústrias gaúchas podem comercializar produtos de origem animal com outros estados em caráter excepcional, mesmo sem integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). A autorização passou a valer a partir desta quarta-feira, 15 de maio, depois de portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e deve durar 90 dias.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A medida faz parte das ações de flexibilização da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) para auxiliar a recuperação econômica do Rio Grande do Sul, em virtude do desastre climático que afeto o estado. Na última semana, a secretaria já havia normativa semelhante para autorizar a comercialização intermunicipal de produtos de origem animal provenientes de agroindústrias.

De acordo com a nota da Seapi, caberá a Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (SFA-RS) emitir a autorização de trânsito para as agroindústrias, observando as exigências de saúde animal aplicáveis para trânsito dos produtos. “É uma medida emergencial importante do ponto de vista econômico, principalmente nesse momento de calamidade pública que o Estado se encontra. Também demonstra o apoio de outros estados, que buscam ajudar o Rio Grande do Sul”, afirmou o titular da Secretaria de Agricultura, Giovani Feltes.

Fonte: Rádio São Luiz com informações de Ascom/Seapi