IFFar realiza audiência pública para definir eixos tecnológicos em São Luiz Gonzaga

Divulgação/Prefeitura de São Luiz Gonzaga

O diretor de planejamento e desenvolvimento institucional do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Gabriel Garcia, explicou à reportagem da Rádio São Luiz o que será abordado na audiência pública marcada para o dia 5 de junho, em São Luiz Gonzaga. Esse encontro será no Clube União Operária, às 9h, e terá como pauta a discussão sobre quais eixos tecnológicos o campus local vai receber.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Essa é uma das etapas mais importantes do processo de instalação, pois vai repercutir nos próximos anos de funcionamento da instituição e também na contratação do corpo docente. Gabriel destaca que será muito importante a presença de representações de toda a sociedade civil, como estudantes, empresários, líderes de bairros, lideranças políticas, entre outros.

Ao todo, o Instituto possui 13 eixos tecnológicos, mas a unidade são-luizense vai iniciar com dois. Dentro desses eixos estão vários cursos. Um exemplo citado por ele é o eixo de Informação e Comunicação, o qual contempla as áreas de tecnologia e informática, com cursos como técnico em informática, técnico em manutenção e suporte, técnico em informática para internet, entre outros.

É importante ressaltar que a reitoria do IFFar já está fazendo uma análise de quais eixos melhor se enquadram na região. Ou seja, a discussão da audiência não vai partir de 13 eixos, mas de um número reduzido, levando em consideração a realidade regional. Gabriel explicou que é importante que os eixos sejam bem definidos, pois, ao cessar a demanda por um curso de técnico em agricultura, por exemplo, o mesmo corpo docente contratado, dentro da área de recursos naturais, poderá ministrar aulas para cursos de agroecologia, florestas, atuando em diversos cursos vinculados ao eixo.

Além das discussões da audiência pública, o IFFar deverá disponibilizar um formulário online, pelo qual a população poderá opinar sobre a escolha dos eixos.

Fonte: Rádio São Luiz