Prazo para granjas de suínos se adequarem a normas de biosseguridade é prorrogado até 2025

Foto: Canva/Ilustrativa
O prazo de adequação de granjas de suínos se adequem às normas estabelecidas na Instrução Normativa (IN) nº 10/2023 foi prorrogado até de março de 2025. A Instrução estabelece as diretrizes mínimas de biosseguridade nas granjas de suínos para fins comerciais e determinava o cumprimento das medidas até quarta-feira, 22 de maio. A extensão do prazo de ajuste ocorre por conta do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A alteração no prazo foi divulgada por meio de nova instrução publicada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), no Diário Oficial do Estado. De acordo com Fernando Groff, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapi, as cadeias produtivas foram afetadas pelas enchentes, por isso, “se impõe a necessidade de uma adequação de prazos, sem prejuízo aos criadores que já providenciaram antecipadamente”.
Até 31 de março de 2025, a instrução define que as granjas façam as seguintes ações:
Elaborem plano de ação com cronograma para adequação da granja;
Possuam vestuário e calçados de uso exclusivo da granja ou descartáveis;
Possuam sistema de desinfecção de equipamentos e objetos que irão ingressar na granja comercial;
Utilizem apenas veículos limpos e desinfetados;
Impeçam acesso de outros animais na área interna da granja comercial;
Possuam reservatórios de água fechados, protegidos e limpos;
Realizem cloração ou processo equivalente, mantendo a potabilidade da água prevista em legislação;
Possuam programa de prevenção e controle de pragas em todas as
Já com relação as instalações, os produtores precisam cumprir o período de vazio sanitário para visitas e realizar registro de visitantes, além de possuir os registros auditáveis e demais documentos. As próximas etapas de adequação são os ajustes na cerca de isolamento da área interna, nas barreiras sanitárias, ajustes ou correção da composteira e no sistema de tratamento de dejetos. A última etapa é a construção de cercas de isolamento da área interna, barreiras sanitárias, embarcadouro/desembarcadouro junto à cerca de isolamento e colocação de tela nas aberturas de ventilação dos galpões de criação, caso a granja comercial ainda não possua estas adequações.
Fonte: Rádio São Luiz com informações da Seapi