Guarani das Missões celebra aniversário de 65 anos de emancipação nesta segunda

Divulgação/Prefeitura de Guarani das Missões
O município de Guarani das Missões celebra nesta segunda-feira, 27 de maio, o aniversário de 65 anos de emancipação. Conhecida como “Capital Polonesa dos Gaúchos”, a cidade conta 7.415 habitantes, segundo dados do último censo do IBGE. A colonização e a integração entre culturas é uma das marcas do município.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O nome Guarani faz referência aos indígenas que habitavam a região das Missões antes da chegada dos colonizadores. No atual território do município, esse processo teve início em 1891 com a chegada de colonos suecos. Logo após vieram os poloneses, que vieram a formar a maioria da população local, além destes também chegaram imigrantes italianos, alemães, russos, portugueses, tchecoslovacos, austríacos, espanhóis, ucranianos, entre outros.
Durante muitos anos, o distrito de Guarani pertenceu ao município de São Luiz Gonzaga. Após algumas mudanças de nome, em 1950 se fixou a denominação Guarani das Missões e nove anos depois, em 1959, o distrito foi elevado a categoria de município pela Lei Estadual nº 3.699/1959.
A economia local é voltada para a agropecuária, principalmente o soja, embora também se destaque pelas plantações de canola, girassol e linhaça. A Polfest, tradicional festa típica polonesa, é uma das principais atrações turísticas da cidade.
Fonte: Rádio São Luiz