Representantes da AMM participam de Cúpula de Integração entre países do Mercosul
Uma comitiva da Associação dos Municípios das Missões (AMM) participou da III Cúpula de Autoridades, reunião de integração entre países do Mercosul entre eles a Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O evento foi realizado na última sexta e sábado, 24 e 25 de maio, em San Ignácio Guaçu, no Paraguai.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O objetivo do encontro foi estimular a integração e cooperação entre os países em prol do planejamento de ações para alavancar os 30 povos missioneiros. Concomitante à cúpula, também foi realizada a XIV Assembleia dos 30 Povos Jesuíticos-Guarani, na Universidade Católica de San Ignacio Guazú. O tema deste ano foi “Patrimônio Cultural e Sociedade”, evento organizado em parceria com o “Caminho das Missões”.
Estiveram presentes representando a AMM, a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Caibaté, Marlei Leal Welter, a secretária do departamento de Turismo das Missões (Detur) e chefe de seção Cultura e Turismo Vivian Friederichs Copetti, o irmão jesuíta Celso Schneider, guardião do Santuário do Caaró, Leandro Lauermann, a secretária de administração de Bossoroca, Patricia Marques, além de Odelmar Fenner agente administrativo no município de Rolador.
Um dos temas do encontro foi a situação de calamidade vivenciada no Rio Grande do Sul, o que afeta a mobilidade e a logística de estradas, aeroportos, estações de transportes, logísticas de importações e exportações. O desastre também está mobilização a região das Missões em solidariedade às pessoas atingidas pelas inundações. “Façamos uma corrente humanitária, que sirva de exemplo, contudo ao exímio título e símbolo de cooperativismo que existiu nesta saga Jesuítica – Guarani, todavia, possamos juntos trabalhar, crescer e aprender a lidar com as extremas adversidades”, afirmou a secretária do Detur, Vivian Copetti, durante a Cúpula.
A reunião também serviu para convidar os diferentes países para as celebrações dos 400 anos de chegada dos Jesuítas ao Brasil, que será realizado em 2026 nas missões e em todo território do Rio Grande do Sul. Ao final do encontro, foi reeleito o presidente pré-tempore da Autoridade dos 30 Povos, o paraguaio Carlos Sartori.
Fonte: Rádio São Luiz com informações da prefeitura de Caibaté