Representantes da AMM participam de Cúpula de Integração entre países do Mercosul

Representantes da região em encontro no Paraguai – Divulgação/Prefeitura de Caibaté

Uma comitiva da Associação dos Municípios das Missões (AMM) participou da III Cúpula de Autoridades, reunião de integração entre países do Mercosul entre eles a Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O evento foi realizado na última sexta e sábado, 24 e 25 de maio, em San Ignácio Guaçu, no Paraguai.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O objetivo do encontro foi estimular a integração e cooperação entre os países em prol do planejamento de ações para alavancar os 30 povos missioneiros. Concomitante à cúpula, também foi realizada a XIV Assembleia dos 30 Povos Jesuíticos-Guarani, na Universidade Católica de San Ignacio Guazú. O tema deste ano foi “Patrimônio Cultural e Sociedade”, evento organizado em parceria com o “Caminho das Missões”.

Estiveram presentes representando a AMM, a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Caibaté, Marlei Leal Welter, a secretária do departamento de Turismo das Missões (Detur) e chefe de seção Cultura e Turismo Vivian Friederichs Copetti, o irmão jesuíta Celso Schneider, guardião do Santuário do Caaró, Leandro Lauermann, a secretária de administração de Bossoroca, Patricia Marques, além de Odelmar Fenner agente administrativo no município de Rolador.

Um dos temas do encontro foi a situação de calamidade vivenciada no Rio Grande do Sul, o que afeta a mobilidade e a logística de estradas, aeroportos, estações de transportes, logísticas de importações e exportações. O desastre também está mobilização a região das Missões em solidariedade às pessoas atingidas pelas inundações. “Façamos uma corrente humanitária, que sirva de exemplo, contudo ao exímio título e símbolo de cooperativismo que existiu nesta saga Jesuítica – Guarani, todavia, possamos juntos trabalhar, crescer e aprender a lidar com as extremas adversidades”, afirmou a secretária do Detur, Vivian Copetti, durante a Cúpula.

A reunião também serviu para convidar os diferentes países para as celebrações dos 400 anos de chegada dos Jesuítas ao Brasil, que será realizado em 2026 nas missões e em todo território do Rio Grande do Sul. Ao final do encontro, foi reeleito o presidente pré-tempore da Autoridade dos 30 Povos, o paraguaio Carlos Sartori.

Fonte: Rádio São Luiz com informações da prefeitura de Caibaté