XIV Café de Cambona tem início com destaque para solidariedade, gastronomia e cultura

Bolo frito acompanhado do tradicional café é a atração central do evento – Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz

A XIV edição do Café de Cambona teve início neste domingo, 30 de junho, em São Nicolau. O tradicional evento faz parte da V Expo São Nicolau e conta com diferentes programações e atrações culturais, além da gastronomia. A abertura oficial teve a participação de diferentes autoridades locais e regionais no Parque de Eventos Delci Sommer da Trindade.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Adiado por conta do desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul em maio, o Café de Cambona neste ano ganhou um caráter de solidário. Entre os objetivos do evento está a arrecadação de doações para as vitimas da microexplosão atmosférica que causou destruição em São Luiz Gonzaga e região.

Prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein (PP), mencionou a alegria em receber a comunidade regional na primeira querência do Rio Grande do Sul. “Estamos servindo um belo café e muito bolo frito”, pontuou.  O presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani (PP) também marcou presença. “O Café de Cambona une o passado com o presente, projetando nosso futuro”, destacou o gestor.

A abertura do XIV Café de Cambona teve a apresentação de declamações e músicas feitas em homenagem ao evento, com destaque para a tradição do café acompanhado com bolo frito, uma herança dos tropeiros que andavam pela região no passado. Ao longo deste domingo estão previstos shows com Jorge Guedes e Família, Balanço do Orelhano, Desidério Souza, Pedro Ortaça e Família, César Oliveira e Rogério Melo e Luiz Carlos Bidinho. Além disso, estão previstas apresentações culturais e artísticas e a premiação do melhor café de cambona.

Em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, a secretária de Turismo de São Nicolau, Andreia Maciel celebrou o dia de Sol e frio, ideal para a degustação do café. Um dos responsáveis pelo churrasco deste domingo, o secretário de Saúde de São Nicolau, Vilson Saturno, ressaltou o esforço para atender o público do evento. A produção do bolo frito e do café de cambona também integra e mobiliza a comunidade local.

Confira a cobertura do XIV Café de Cambona no Facebook da Rádio São Luiz.

Fonte: Rádio São Luiz