Passe Livre para viagens interestaduais passa a ser emitido pela internet

Benefício é destinado para pessoas que recebem o BPC – Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

O Passe Livre para viagens de ônibus interestaduais está sendo emitido de forma totalmente digital. A mudança passou a valer a partir desta segunda-feira, 8 de julho, segundo determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A medida busca facilitar o acesso ao documento e ao benefício da gratuidade em passagens.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O Passe Livre é concedido para pessoas cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), destinado para idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade. Para fazer a emissão basta acessar o site do Passe Livre Digital (neste link). Quem já possui o documento só precisará fazer o cadastro digital no momento da renovação. A partir de então, a credencial deixará de ter prazo de validade.

Outra novidades são que o documento poderá ser lido por meio de QR Code e acompanhantes não precisarão mais ser cadastrados, basta que seja informado o nome da pessoa no momento da compra da passagem.  Quem não é usuário, precisa ter cadastro no BPC junto ao INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social), ou no Cadastro Único do Governo Federal, juntamente com a inclusão como pessoa com deficiência no Ministério dos Direitos Humanos.

Fonte: Rádio São Luiz