Simulação do Plano de Ação de Emergência da Usina Hidrelétrica Passo São João deverá ser realizada neste mês
A Comandante da 1ª Companhia Independente Ambiental da Brigada Militar, Major Vanessa Peripolli, comentou nesta terça-feira, 9, a participação no encontro da semana passada, em Roque Gonzales, no qual foi apresentado o Plano de Ação de Emergência da Usina Hidrelétrica Passo São João. A reunião, convocado pela Eletrobras Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul), contou ainda com a participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada de Pronto Emprego da Eletrosul, entre outros atores que estão envolvidos na execução do Plano.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O objetivo do encontro foi o de apresentar para as comunidades abaixo do vertedouro da Usina os aspectos principais e as medidas que precisam ser adotadas em uma eventual emergência. No plano estão previstas rotas de fuga, pontos de reunião para resgate e sirene de alerta.
Conforme a Major Vanessa, no próximo dia 27 de julho haverá um simulado desse Plano, com a apresentação da sirene, que deverá ter um som característico e diferenciado, de modo que as pessoas possam saber que se um dia soar será de fato uma situação de emergência real. Também será um momento para eventuais ajustes.
A oficial ponderou que o cenário de uma emergência assim é considerado muito improvável dentro dos níveis de segurança, que seriam necessários muitos dias de chuva e em níveis muito elevados, mas ressaltou que o treinamento é importante para que a comunidade saiba o que fazer. Ela acrescentou que é muito importante a participação nos treinamentos.
Fonte: Rádio São Luiz