Neste ano, o homenageado municipal da Semana Farroupilha será o músico são-luizense Pedro Ortaça
Na noite de quinta-feira, 15, foi realizada na sede da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (32ª CRE) a primeira reunião para discutir os preparativos dos Festejos Farroupilhas em São Luiz Gonzaga, em 2024. O evento foi organizado em parceria com o 14º Batalhão de Polícia Militar, responsáveis pela coordenação dos festejos.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A reunião contou com a presença de um grande número de representantes de entidades locais, onde foram discutidos e definidos detalhes importantes para a realização dos eventos. A abertura oficial da Semana Farroupilha ocorrerá no dia 13 de setembro, às 8h30min, na Praça da Matriz, com a chegada da Chama Crioula trazida pelo 14º BPM ao centro da cidade.
O desfile tradicional, que celebra o dia 20 de setembro, terá início às 9h, na Rua Venâncio Aires. Durante a semana que antecede o desfile, uma escala será estabelecida para que as entidades se revezem na guarda da Chama Crioula na praça.
A coordenadora Mônica Pagliusi Lopes Justo destacou a participação da Inspeção Veterinária na reunião, esclarecendo que as regras para o desfile de animais, especialmente os equinos, permanecerão as mesmas do ano passado. Além disso, as entidades devem enviar seus históricos em até duas laudas, garantindo o mesmo espaço de leitura para cada uma durante o protocolo oficial.
Neste ano, o homenageado municipal da Semana Farroupilha será o músico são-luizense Pedro Ortaça, que também foi nomeado patrono dos festejos em nível estadual. O Rio Grande do Sul, em âmbito estadual, homenageará o centenário de nascimento do pajador Jayme Caetano Braun, outro ilustre são-luizense.
Um novo encontro entre os organizadores e as entidades participantes foi agendado para o dia 22 de agosto, às 18h30min, com o objetivo de ajustar outros detalhes para a realização dos eventos.
Fonte: Rádio São Luiz