Acendimento da Chama Crioula conta com a presença de Marianita Ortaça, representante do pai Pedro Ortaça
A cerimônia de acendimento da Chama Crioula da Semana Farroupilha 2024 foi realizada neste sábado, 14 de setembro, no Palácio Piratini. O ato marca o início oficial dos festejos farroupilhas e contou com presença da são-luizense Marianita Ortaça, que representou o pai Pedro Ortaça, patrono dos festejos deste ano.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Gerada em Alegrete, a Chama Crioula representa a simbologia da cultura, valores e da tradição gaúcha, celebradas em 20 de setembro. Responsável por conduzir a cerimônia de acendimento, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB) lembrou do desastre que atingiu o povo gaúcho e da resiliência e solidariedade. “Neste ano, além de celebrar a cultura e a história gaúcha, o 20 de Setembro é marcado também por homenagens àqueles que pereceram nos recentes eventos meteorológicos e aos voluntários, muitos anônimos, que foram fundamentais”, afirmou.
Por conta de um tratamento de saúde, Pedro Ortaça não pode comparecer à cerimônia. Em seu nome, Marianita recordou dos outros artistas que foram seu companheiros, Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e Noel Guarani e comentou sobre a emoção de ver as homenagens ao pai. Também artista, ela destacou que mesmo aos 82 anos, Pedro Ortaça segue com sua vocação de cantar sobre a região missioneira
“Que honra estar aqui representando meu amado pai. Um grande exemplo pra mim. Um homem que me ensinou a amar a Terra e a tradição. Um homem que me ensina todos os dias sobre honra e sobre fé. Ele é muito mais do que um exemplo de artista, cantor, músico. É um grande exemplo de ser humano”, disse Marianita, emocionada. Durante o ato, ela também cantou uma das composições do pai: “Licença pra um missioneiro”, com versos em homenagem à terra gaúcha.
Também participaram do acendimento a secretária da Cultura do RS, Beatriz Araujo ,a presidente dos Festejos Farroupilhas de 2024, Gabriella Meindrad, a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Maria Borba Goulart, o coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Luiz Henrique Petersen Lamaison, e secretários estaduais.
Neste ano, os Festejos Farroupilhas também fazem uma homenagem ao centenário de Jayme Caetano Braun. Em virtude disso, a programação inclui atividades que resgatam o legado do payador missioneiro, com desfiles temáticos, recitais de poesia, exposições e apresentações artísticas.
Fonte: Rádio São Luiz