Desfile Farroupilha de Porto Alegre conta com homenagens a Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça
O Centenário de Jayme Caetano Braun foi tema do Desfile Farroupilha realizado nesta sexta-feira, 20 de setembro, em Porto Alegre. Mesmo com a chuva que atingiu a capital e o estado durante a madrugada, as festividades foram mantidas. Patrono dos Festejos Farroupilhas 2024, Pedro Ortaça também participou da programação e desfilou em um dos carros alegóricos, acompanhado por familiares dos artistas companheiros, Cenair Maicá, Noel Guarany e o próprio Jayme.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Organizado pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, o desfile contou com a participação de diferentes representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Como parte das homenagens ao pajador missioneiro, os carros alegóricos representaram diferentes momentos da vida do artista. O primeiro deles, por exemplo, lembrou da casa onde o poeta nasceu em Timbaúva, então distrito de São Luiz Gonzaga e hoje parte do município de Bossoroca.
O desfile foi acompanhado pela música tema dos Festejos deste ano “O Pajador – A História do Rio Grande”. A composição de Fernando Espindola e Thomas Facco destaca o papel da obra de Jayme na valorização dos costumes do gaúcho e da natureza única da região missioneira do Estado. “Tua voz ainda ecoa Por toda a nossa querência. E o povo gaúcho exalta 100 anos de tua existência; Tua poesia vive. Nosso poeta imortal. A história do Rio Grande. Tem Jayme Caetano Braun!”, diz a letra da canção.
Além da cultura missioneira, o bicentenário da imigração alemã foi celebrado durante o evento. Neste ano, o Desfile Farroupilha também ressaltou a reconstrução do Rio Grande do Sul, com uma homenagem no final aos voluntários e equipes que trabalharam em ações de resgate e apoio humanitário durante as enchentes.
Fonte: Rádio São Luiz