Eleições em Roque Gonzales: candidatos a prefeito apresentam visões e propostas em debate

Divulgação/TSE

Os candidatos a prefeito de Roque Gonzales, João Haas (MDB) e Fernando Machry (PP) participaram nesta segunda-feira, 23 de setembro, de debate retransmitido pela Rádio São Luiz FM 100.9. O evento foi realizado pela co-irmã Rádio Missioneira e serviu para os candidatos apresentarem suas ideias e propostas para a gestão municipal.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

No começo do debate, João Haas descreveu sua trajetória política e como servidor público. “Isso nos credencia a voltar a administrar o município”, pontuou. Ele explicou que a decisão de voltar a ser candidato, após um período afastado da vida pública, está ligada aos pedidos da comunidade.

Em sua saudação, Fernando Machry lembrou das ações realizadas pela atual gestão de Roque Gonzales. “Colocamos nosso nome a disposição para dar continuidade e seguir avançando”, disse, ao falar sobre o desejo de buscar recursos e melhorias para diversas áreas, com foco na qualidade de vida da população.

Primeiro a perguntar, Fernando questionou os projetos para estimular a geração de emprego e renda no município. Na resposta, João citou a chegada de empresas e incentivos para a produção agropecuária, principalmente na indústria leiteira. A implementação do distrito industrial foi um tema de discussão entre os dois candidatos. Segundo João, sua administração foi responsável por providenciar as condições para a implementação do distrito industrial, o que foi questionado por Fernando em sua réplica, afirmando que o local estava parado.

O segundo assunto abordado no debate, a partir de pergunta de João Haas, foi o investimento em estradas vicinais no interior do município. De acordo com Fernando, desde o início de sua gestão foram feitas ações para melhorar as vias rurais e lembrou das adversidades climáticas enfrentadas ao longo dos últimos anos. A terceirização desses serviços com a contratação de máquinas também foi um ponto discutido pelos candidatos, sendo alvo de questionamento pelo representante do MDB. Sobre isso, Fernando afirmou que esse tipo de decisão é pautada pela necessidade e embasada no equilíbrio financeiro da administração.

Terceiro e quarto bloco

No terceiro bloco, João Haas criticou a forma como as obras de pavimentação são debatidas junto com a comunidade pelo atual governo. Fernando Machry respondeu destacando que foram feitas diversas obras com convênios e diferentes parcerias com os demais entes da federação. “Sempre buscamos priorizar os investimentos”, explicou o candidato do PP. Na réplica, João afirmou que grande parte das obras foram feitas com financiamentos encaminhados em sua gestão.

Na sequência, Fernando questionou a postura do candidato da oposição com relação aos investimentos em esporte, lazer e ações para a terceira idade. Sobre o tema, João Haas ressaltou a necessidade de observar o equilíbrio das contas públicas e destacou que o atendimento do idoso é uma das suas prioridades. “Temos que voltar a política para todos os idosos”, frisou. Fernando mencionou cortes feitos em políticas de assistência social e que foram retomados, como a parceria com a APAE local.

A pavimentação voltou a ser tema do debate entre os candidatos no quarto bloco. Fernando fez uma pergunta sobre a continuidade dos projetos pela oposição. Na resposta, João descreveu a intenção de dar seguimento e ampliar as obras. Ele lembrou que o município deve enfrentar dificuldades financeiras e que outras prioridades precisam de atenção. Segundo Fernando, o orçamento do município sofreu com as estiagens, porém, existem ações que podem ser feitas para manter o ritmo de investimentos.

Na sua pergunta, João Haas abordou os gastos com o funcionalismo público e questionou as alternativas para equilibrar as contas. Em relação ao assunto, Fernando listou alguns dos projetos para dar aumento para os servidores, mantendo a responsabilidade fiscal. Segundo ele, o desenvolvimento do município possibilita a melhoria salarial e rebateu a criação de cargos comissionados, afirmando que muitos não foram preenchidos. João elencou a necessidade de diminuir os cargos comissionados e rever a situação das secretarias locais.

Quinto e sexto bloco

A educação foi o tema escolhido por João Haas em sua pergunta ao candidato do PP no quinto bloco. Fernando descreveu ações feitas na sua gestão para investir nas escolas e valorizar os profissionais da área. Ele também mencionou a proposta de criar um projeto de informática e melhorar o transporte escolar como alguns dos focos para uma próxima gestão. Sobre o tema, João fez críticas a falta de diálogo com os profissionais e mencionou outros problemas de infraestrutura nas escolas que devem ser prioridades.

Na pergunta seguinte, Fernando questionou a relação entre Executivo e Legislativo. João rebateu as críticas e descreveu que possuía boas relações com os demais representantes do poder público. Na réplica, Fernando destacou que o trabalho em equipe é essencial para trazer resultados e buscar recursos para o município.

Nas considerações finais, Fernando Machry enfatizou as diversas melhorias e investimentos em infraestrutura feitos durante sua administração e citou o desejo de dar continuidade a esse trabalho. “Precisamos avançar mais e sempre é possível fazer mais”, afirmou. Também em suas considerações finais, João Haas destacou a necessidade de renovação e relembrou ações feitas no governo anterior em que participou. “Os anos de prefeito nos credenciam a fazer uma bela administração junto com o vice, secretários e a comunidade”, finalizou.

Confira o debate na íntegra no Facebook da Rádio São Luiz.

Fonte: Rádio São Luiz