Eleições 2024: servidores da justiça eleitoral explicam preparativos para as eleições de domingo
O próximo domingo, 6 de outubro, será dedicado às eleições municipais. A condução do processo eleitoral faz parte da democracia e cidadania brasileira, por isso, a justiça eleitoral trabalha com diferentes ações para garantir a tranquilidade durante a votação. Em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, o juiz eleitoral, Régis Souza Ramalho, junto do promotor de Justiça, Sandro Loureiro Marones e do chefe do Cartório da 52° Zona Eleitoral, Ederson Luiz de Oliveira Anger, explicaram detalhes sobre os preparativos para as eleições deste ano na região.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A 52° Zona Eleitoral possui sede em São Luiz Gonzaga e abrange também os municípios de Bossoroca, Caibaté, Dezesseis de Novembro, Pirapó, São Nicolau, Mato Queimado e Rolador. De acordo com o juiz eleitoral Régis Souza Ramalho, o clima das eleições tem sido positivo, no sentido da tranquilidade para a condução do pleito. Segundo ele, apesar de algumas denúncias de irregularidades, nenhuma situação mais grave ocorreu.
Outro tema abordado pelo juiz foram a desinformação, um problema que ganha força, principalmente, a partir das redes sociais. De acordo com ele, é preciso que a população preste atenção e sempre busque conferir e checar a veracidade do fato junto à órgãos oficiais e imprensa.
Régis Souza ressaltou a importância do trabalho dos mesários para expandir o trabalho da justiça eleitoral para diferentes locais. Como orientação, o juiz lembrou do aplicativo Mesários 2024, disponibilizado para que as pessoas obtenham acesso as informações necessárias para executar a função. Questionado sobre as medidas de acessibilidade para que idosos e pessoas com deficiência exerçam o direito ao voto, Régis frisou que todas as seções passam por um processo de avaliação e existem ferramentas tecnológicas para facilitar a participação dessas pessoas, como braille e uso de fone de ouvido.
Segundo o promotor de Justiça Sandro Loureiro Marones, o contato e diálogo com os partidos e candidatos da região tem transcorrido de forma harmoniosa, o que contribui para a tranquilidade da eleição. Sandro explicou que o Ministério Público tem trabalhado em conjunto com as forças policiais para combater irregularidades. Ele também criticou a prática de aliciamento e tentativas de compra de votos, aspectos que contrariam a cidadania e democracia.
A expectativa, conforme disse o promotor, é de diminuir a abstenção no pleito deste ano. “As pessoas, dentro do possível, têm que exercitar o seu direito e têm que ser cidadãos, porque isso custou muito caro para a sociedade brasileira e a defesa disso também continua custando caro”, afirmou Sandro Loureiro sobre a importância do voto da população no próximo domingo.
Chefe do Cartório Eleitoral de São Luiz Gonzaga, Ederson Luiz de Oliveira Anger comentou sobre os desafios logísticos para organizar o pleito e a distribuição das urnas para diferentes localidades do interior dos municípios, que é feita no sábado, 5. No mesmo dia já é feito um teste no local de votação. “Havendo um problema, temos urnas de contingência, que são utilizadas para troca”, explicou.
Uma das inovações citadas por Ederson está relacionada à divulgação dos dados de cada urna no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim que elas são recebidas e conferidas pelo órgão. Em relação ao perfil dos mesários, o chefe do Cartório destacou que se tratam, na maioria, de pessoas experientes em outras eleições. Ederson explicou a mudança de seções em bairros de São Luiz Gonzaga para escolas, geralmente climatizadas, o que melhora as condições de trabalho dos mesários e do processo de votação.
Fonte: Rádio São Luiz