Definida a programação do lançamento do “Caminho do Pajador” em Bossoroca

Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz
O lançamento do roteiro turístico do “Caminho do Pajador” teve sua programação definida. O evento está marcado para o dia 7 de dezembro, na Fazenda Santa Catarina, na Timbaúva, local onde nasceu Jayme Caetano Braun. A intenção é comemorar o centenário do artista missioneiro e apresentar os diferentes locais que fazem parte do roteiro, organizado para contar a história de Jayme.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, o assessor de Turismo de Bossoroca, Jobe Silveira, comentou sobre a preparação do município para o lançamento. “Vamos contar com a presença de diversos artistas daqui de Bossoroca, de São Luiz Gonzaga, outros de Porto Alegre, pessoas expoentes da música missioneira, assim como foi Jayme”, destacou Jobe.
Durante a programação do evento, está prevista a entrega da Comenda Jayme, instituída pela Lei Municipal n°1.885/01, para a família de João Antunes e para Juca Ramos, primo irmão de Jayme. A abertura oficial será às 9h, seguida por uma apresentação de pajadores locais a partir das 9h45. O lançamento oficial do roteiro ocorre às 11h30, seguido de almoço. Pela tarde, o objetivo é homenagear Jayme com um Encontro de Pajadores e uma tertúlia musical às 17h30.
Sobre o Caminho do Pajador
O trajeto turístico conta com 45 km de extensão, percorrendo alguns dos principais pontos trilhados pelo artista missioneiro Jayme Caetano Braum. O início fica no ponto mais distante do centro do município (46 km), na Ponte de Ferro sobre o Rio Piratini.
Em seguida, o caminho segue por diversas localidades, são elas: Poço do mil metro, Venda do Bonifácio, Lajeado Godói, CTG Sombra de Carreteiro, Bolicho do Setembrino, Cabanha Santa Terezinha, Fazenda Santa Catarina, Casa de Pedras, Cerro da Bela Vista, Pontos de Pouso de Tropas, Mausoléu e Estátua Noel Guarany. O ponto final do trajeto fica no “Espaço Nossos Talentos”, na Praça Porfírio Pereira no centro de Bossoroca.
Sobre os locais
Ponte de Ferro – Primeira ponte sobre o Rio Piratini, construída em 1900 para ligar São Luiz Gonzaga e São Borja. Embora desativada, a ponte é um local de visitação e marca uma época da nossa história.
Poço do Mil Metro – Marco que serviu aos antigos tropeiros que por ali passavam, servindo como referência de encontro pois havia sombra e água fresca. Foi Construído em 1933, por Avelino Prado Macedo, popular “Mil Metro” devido a ele medir quase dois metros de altura.
Venda do Bonifácio e Lajeado Godoi – Lugares descritos em versos por Jayme Caetano Braun.
CTG Sombra de Carreteiro – Fundado em 04 de agosto de 1985, uma referência tradicionalista de Bossoroca.
Cabanha Santa Terezinha – Após a morte de seu pai, a família de Jayme passou a residir em Porto Alegre. Ele então retornou às Missões vindo a morar na Fazenda Santa Terezinha na localidade da Timbaúva, de propriedade de seu tio materno Danton Victorino Ramos, a quem considerava como seu segundo pai, ficou neste local até seu casamento em 20 de dezembro de 1947.
Bolicho do Setembrino – Local onde o Pajador realizava compras em sua mocidade. O bolicho nasceu associado ao tropeirismo onde o gaúcho das regiões campeiras tinha nesses locais como pontos de parada de descanso durante as longas cavalgadas.
Fazenda Santa Catarina – Local onde nasceu Jayme. Em janeiro de 1924, o casal Braum (pais), como de costume foram passar as férias na Timbaúva, na fazenda Santa Catarina.
Casa de Pedra – Construída em 1830 no Rua dos Antunes. Jayme por diversas vezes fez passagem por este caminho. A casa serviu de refúgio aos revolucionários de 35.
Cerro da Bela Vista – Construído em 1885,é um dos pontos mais altos entre os rios Piratini e Icamaquã. Passavam por este local as tropas com destino a Pelotas algumas contrabandeadas da Argentina e Paraguai. Em 1945 no local divertiam-se em grandes bailes e o um dos mais assíduos frequentadores era Jayme. No Cerro da Bela Vista que começaram as tratativas pró emancipação de Bossoroca.
Ponto Pouso de Tropas – Aqui localizava-se um ponto de pouso de tropas que foram conduzidas pelo Pajador.
Mausoléu Noel Guarany – Homenagem construída em 1999 onde encontram-se os restos mortais de um dos principais companheiros de Jayme, o cantor Noel Guarany.
Monumento à Noel Guarany – Obra construída em razão do trabalho Musical do grande artista Noel Guarany. Juntos: Jayme, Noel, Cenair e Pedro entraram para a história e para a cultura gaúcha.
Espaço Talentos da Terra – Local destinado as pessoas que levam o nome da “Buena Terra Missioneira”, como Bossoroca é conhecida, em versos, músicas, artes ou outras expressões culturais.
Fonte: Rádio São Luiz



