Estudante de São Luiz Gonzaga Eduarda Baiotto participa de evento “Crie o Impossível” em Porto Alegre

Estudante participou com projeto sobre primeiro emprego – Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz

A estudante do Instituto Estadual Rui Barbosa, Eduarda Baiotto, participou nesta terça-feira, 26 de novembro, do programa Olho Vivo, da Rádio São Luiz FM 100.9. A aluna do 3° ano do ensino médio comentou sobre sua participação no evento “Crie o Impossível” pela ONG Embaixadores da Educação. A iniciativa reuniu estudantes de escolas públicas na última quinta-feira, 21/11, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O “Crie o Impossível” é um projeto para estimular estudantes a proporem soluções para problemas enfrentados no seu cotidiano. Participaram do evento influenciadores, professores e empreendedores. Neste ano, o projeto realizou uma série de caravanas e aulas públicas ao redor do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc-RS). “Foi algo incrível e que eu nunca imaginaria estar vivendo nos meus 17 anos”, afirmou Eduarda.

Em 2022, a jovem já tinha assistido o evento na capital gaúcha e, no último ano, ela se inscreveu no “desafio empower”, uma gincana para solução de desafios. Eduarda escolheu como tema a questão do primeiro emprego e começou a pesquisar sobre alternativas para ajudar jovens a fazerem seus currículos e buscarem vagas no mercado de trabalho. “O não já temos, por isso, precisamos tentar conquistar o sim, e foi nisso que eu foquei”, destaca a estudante.

No evento, Eduarda participou de um dos painéis e apresentou os resultados do projeto que desenvolveu, com a realização de palestras e lives on-line. Segundo ela, participar diretamente do evento foi uma experiência transformadora. “Acho que isso é só o início e quero cada vez expressar melhor minhas ideais e falar da minha história”, disse.

Origem e futuro

Desde a infância, Eduarda sempre foi comunicativa e gostava de participar de eventos e programações da escola Osório Peixoto, onde estudou no interior de Bossoroca. Filha de produtores rurais, Eduarda também já teve destaque e ganhou medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “O que basta é dar o primeiro passo e as oportunidades vão aparecendo. Temos que aceitar e dar nosso melhor em todas”, enfatiza a estudante, ao comentar sobre sua trajetória e a intenção de abrir e mostrar caminhos possíveis para outros jovens.

Em relação ao futuro, a jovem contou que pretende atuar ou na área de comunicação ou no empreendedorismo. Como influências, Eduarda cita a busca por conteúdos como podcasts e livros sobre vendas e marketing. “Gosto muito de tentar compreender como me expressar melhor e como funciona a mente, para que a nossa mensagem chegue melhor”, descreve.  Como mensagem, a jovem frisa a importância de sempre tentar dar o seu melhor em todos as oportunidades.

Confira a entrevista na íntegra no Facebook da Rádio São Luiz.

Fonte: Rádio São Luiz