Estiagem: dez municípios das Missões já declararam situação de emergência

Falta de chuva afeta açudes e abastecimento de água – Foto: Arquivo/Luiz Oneide – Rádio São Luiz
Dez municípios da região das Missões já declararam situação de emergência devido à estiagem. Os efeitos da falta de chuva afetam, principalmente, as lavouras e o abastecimento de água em localidades do interior. Fazem parte da lista de cidades com decreto: São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Miguel das Missões, Santo Antônio das Missões, São Pedro do Butiá, Rolador, Pirapó, Roque Gonzales, Bossoroca e Itacurubi.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Desde dezembro do ano passado, as chuvas irregulares tem causado preocupação dos gestores municipais e produtores rurais da região. Esse quadro é agravado pelas altas temperaturas registradas neste verão e tem ligação com os efeitos do fenômeno La Niña, que diminui o volume de chuvas na região sul do Brasil.
Levantamento preliminar do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, em parceria com a Emater RS/Ascar e outras entidades, indica que as perdas na produção agrícola podem chegar a 50% em determinados locais. Com os decretos de emergência, os municípios podem solicitar recursos e obter apoio dos governos estadual e federal para mitigar os impactos da estiagem.
Municípios que já declaram emergência
São Nicolau foi uma das primeiras cidades da região a publicar decreto de calamidade associado à seca, na quarta-feira, 22/01. Na última sexta-feira, 24/01, São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá, Rolador, São Miguel das Missões e Itacurubi fizeram o mesmo. Em comum, os decretos apresentam dados sobre as perdas econômicas nos setores da agricultura e pecuária, áreas responsáveis por movimentar a economia regional.
Na segunda-feira, 27/01, Santo Antônio das Missões e Roque Gonzales também emitiram decretos de emergência. Segundo o texto publicado pela prefeitura de Roque Gonzales, a medida busca “amenizar os problemas enfrentados pelos agricultores, além de contribuir para a renegociação das dívidas”. Em Pirapó, a emergência foi declarada nesta terça-feira, 28/01, devido aos prejuízos estimados em mais de 37 milhões de reais. A Administração também informou estar utilizando caminhão pipa para levar água para comunidades afetadas pela falta de chuvas.
O municípios mais recente a declarar situação de emergência foi Bossoroca. A administração local emitiu nesta quarta-feira, 29/01, o documento que menciona impactos gerados pela seca “sobre queda fluxo dos rios e sobre a produtividade agropecuária, resultaram em danos materiais e prejuízos econômicos e sociais”.
Outras cidades
Em Caibaté, uma reunião foi realizada na última segunda-feira, 27/01, para discutir a situação do município e organizar os dados para elaboração do decreto de emergência. Já em Garruchos, desde o dia 8 de janeiro, a prefeitura emitiu decreto que determina a adoção de medidas para reduzir o consumo de água.
Notícia relacionada: Prejuízos da estiagem elevam o número de municípios em situação de emergência
Fonte: Rádio São Luiz