Onda de calor deve ganhar força no início desta semana; confira alertas e cuidados

Foto: Canva

Uma nova onda de calor deve fazer as temperaturas ficarem elevadas no Rio Grande do Sul e na região das Missões durante esta semana. Isso ocorre devido a chegada de uma massa de ar quente que afeta a região sul do Brasil, segundo informações divulgadas pela MetSul Meteorologia. A previsão é de temperaturas entre 40°C e 43°C, com sensação térmica de até 50°C em determinadas localidades.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O calor deve se intensificar no início desta semana até a próxima quarta-feira, 12/02. O risco é maior para localidades mais próximas à fronteira Oeste, perto da Argentina. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho por conta das altas temperaturas no estado até às 20h desta segunda.

MetSul aponta alguns fatores que podem agravar o calor, como a infraestrutura urbana e a baixa umidade relativa do ar, o que favorece o aumento da sensação térmica. Essas condições extremas também podem causar chuvas e temporais a partir da segunda metade da semana.

Cuidados

As altas temperaturas demandam cuidados com a saúde, principalmente para grupos mais vulneráveis da população, como crianças, idosos e gestantes. Durante a vigência de ondas de calor, a orientação é evitar exposição ao Sol e atividades físicas nos horários de maior calor, entre 10h e 16h. A hidratação constante é a principal recomendação, assim como usar roupas leves e protetor solar.

Segundo o Ministério de Saúde, o calor extremo pode agravar doenças crônicas e quadros de saúde mental, como ansiedade e depressão. Os principais sinais de alerta são transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia.

Fonte: Rádio São Luiz