Diretor-geral da Secretaria de Agricultura do RS comenta sobre irrigação e desafios da produção agrícola

Márcio Amaral ao lado do prefeito Piti Werle (Foto: Luiz Oneide/Rádio São Luiz)
Diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi) e ex-prefeito de Alegrete, Márcio Amaral participou nesta quinta-feira, 2 de outubro, de seminário sobre irrigação na Expo São Luiz 2025. Em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, Márcio comentou sobre os desafios enfrentados pelos produtores rurais no Estado e a importância de buscar alternativas, como por meio da irrigação.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Márcio participou de seminário sobre o Programa Irriga+RS, promovido por Seapi e Emater/RS-Ascar, com apoio do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga e da Coopatrigo. Ele descreveu os investimentos feitos pelo governo estadual para subsidiar a implementação de sistemas de irrigação no RS, em iniciativa que já alcançou mais de 1,5 mil produtores rurais.
Segundo o diretor-geral da Seapi, a intenção é aumentar as áreas de sequeiro de verão irrigadas de 4% para 20% no Rio Grande do Sul. Márcio relembrou as dificuldades climáticas enfrentadas pelos produtores, com consecutivas quebras de safra devido à irregularidade das chuvas, causadas pelo alteração promovidas pela ação humana no planeta.
“Nós temos uma relação que é direta, quando nós temos frustrações de safra, temos uma queda do PIB do Estado”, pontuou Márcio, sobre o papel da agricultura na economia estadual. De acordo com ele, no edital 3 do Programa Irriga+, criado pelo governo estadual, a intenção é ampliar o número de agricultores contemplados, com um teto ampliado de R$150 mil
Fonte: Rádio São Luiz