Moção defende programa dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis

Selo Comemorativo 400 Anos Missões Jesuíticas Guaranis – Foto: Divulgação
Uma moção pública assinada pela Associação dos Municípios das Missões (AMM) e outras entidades regionais defende o programa dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis. O documento é uma resposta ao inquérito civil do Ministério Público Federal (MPF) que denuncia a falta de participação efetiva dos guaranis nas celebrações e solicita a interrupção do repasse de recursos do projeto.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O texto menciona os esforços feitos pelo Grande Projeto Missões e a relevância dos investimentos para a melhoria da infraestrutura regional e para estimular o turismo missioneiro. A moção questiona os argumentos feitos pelo MPF de que o programa se apropria do legado histórico dos guaranis.
“Este projeto representa o maior investimento da história do turismo missioneiro, fruto de um planejamento de mais de seis anos, essencial para aumentar a visibilidade e atratividade do destino turístico Missões, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirma trecho do documento.
Além da AMM, a moção é assinada por entidades como o Corede Missões (Conselho Regional
de Desenvolvimento), a Associação dos Legislativos da Missões (ALM), o Fórum de
Desenvolvimento da Região das Missões e da Fronteira Oeste, o Instituto
Histórico e Geográfico de Santo Ângelo (IHGSA), o Instituto Histórico e Geográfico de São
Luiz Gonzaga (IHGSLG), junto com outros conselhos, sindicatos e entidades empresariais da região.
Fonte: Rádio São Luiz