Domingos Velho Lopes é eleito para assumir presidência da Farsul

Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação da Farsul
Domingos Velho Lopes foi eleito como novo presidente da Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul). O início do mandato será em janeiro de 2026, quando o atual presidente Gedeão Pereira Silveira deixará o cargo. A eleição foi realizada na última quinta-feira, 2 de outubro, em disputa com chapa única. Foram 120 votos a favor da eleição de Domingos, dois nulos e um em branco.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Dos 134 sindicatos aptos a votar, 123 participaram da eleição presencial, a 44ª da história da Farsul, Formado como engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e produtor rural, Domingos exerce suas atividades em Mostardas e Palmares do Sul. Desde 2003, integra a diretoria da entidade, além de ser membro da Comissão de Arroz da federação.
Em 2022, Domingos foi Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e atualmente ocupa o cargo de diretor vice-presidente da Farsul. “Quero colocar o produtor rural no centro das atenções da população urbana”, afirmou o gestor sobre o foco de suas ações na entidade e a importância da agricultura para a economia do Rio Grande do Sul.
O presidente eleito da Farsul também comentou sobre a importância de combinar a produção com questões ambientais e a necessidade de incentivar a irrigação e a inovação no campo. “Nós não acreditamos numa atividade de forma isolada, e sim em um tripé de meio ambiente, produção na área econômica e ganhos sociais. Em última análise, é o que nós todos queremos, uma sociedade melhor para viver”, afirmou.
Domingos também pontuou a necessidade de defender os interesses dos produtores e de dialogar com os governos estadual e federal. “Vou continuar defendendo os nossos valores, sem arredar um centímetro da defesa do produtor rural”, complementou.
A nova diretoria terá uma renovação de 30% nos quadros, com 31 membros eleitos. Completam a diretoria executiva Elmar Konrad como 1º vice-presidente, Francisco Schardong, diretor-Administrativo, e José Alcindo Ávila, diretor-financeiro, com Manoel Ignácio Vieira Valim como 2º Diretor-Financeiro, e Fábio Avancini Rodrigues, 2º Diretor-Administrativo.
Fonte: Rádio São Luiz