Comissão do MEC visita UFFS para discutir curso de medicina na região das Missões

Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz

A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM), do Ministério da Educação (MEC) visitou o Campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) nesta segunda-feira, 6 de outubro, para discutir a possibilidade de implementação de um curso de Medicina na Universidade. A visita teve como objetivo avaliar a infraestrutura, o planejamento e as parcerias para a graduação, uma demanda regional.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Como forma de apoio ao projeto de criação do curso na UFFS, iniciado em 2023, o vereador são-luizense Rodrigo Veleda (PT) propôs uma moção na Câmara de Vereadores, na sessão desta segunda-feira (07). Antes disso, em março deste ano, uma comissão de lideranças regionais, incluindo membros da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Associação dos Legislativos das Missões (ALM) levou à proposta e o projeto ao governo federal, em Brasília.

Rodrigo Veleda relembrou o processo de criação do Campus da UFFS na região e os detalhes do processo para implementação do curso de medicina. “Isso vai ter um reflexo direto para nossa comunidade, imagina ter a poucos quilômetros, um curso público, gratuito e de qualidade, formando médicos com uma visão de medicina comunitária”, complementou o vereador.

Desde julho, uma Comissão de Implementação foi criada com gestores, médicos, autoridades locais e regionais. Após a visita da CAMEM, devem ser feitas outras reuniões entre o MEC e representantes da UFFS para discutir o projeto. Além disso, outra visita presencial do MEC está prevista para o início de 2026.

Presente na reunião com a CAMEM, a professora Eni Araújo Malgarin ressaltou a importância de valorizar a educação superior, principalmente, em instituições públicas,. “Esse curso vem para atender uma demanda de desenvolvimento regional”. Segundo ela, a reunião com a comissão do MEC foi positiva e teve ampla participação de representantes dos municípios das Missões.

Fonte: Rádio São Luiz