Ministério Público denuncia homem por feminicídio em São Luiz Gonzaga

Foto: Freepik/Ilustrativa
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) formalizou nesta segunda-feira, 20 de outubro, a denúncia de feminicídio contra o homem que matou a companheira em São Luiz Gonzaga. A denúncia foi assinada pelo promotor de Justiça Henrique Maciel Knipp. O crime ocorreu em contexto de violência doméstica e familiar, no dia 4 de outubro, na residência do casal.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Segundo a denúncia do MPRS, o crime foi motivado por razões de condição do sexo feminino, envolvendo menosprezo e discriminação à condição de mulher. O denunciado agiu movido por sentimento de posse e intolerância à autonomia da companheira, com quem mantinha relacionamento há mais de 15 anos e tinha uma filha adolescente.
O promotor apontou também a evidência de motivação fútil para o crime, supostamente pela incapacidade do agressor em aceitar a negativa da vítima em acompanhá-lo a uma festa, após já terem saído de outro evento festivo: “a reação desproporcional do denunciado revela um padrão de controle e dominação incompatível com a dignidade feminina”, escreveu Henrique Maciel Knipp.
Após discussão iniciada na volta do evento, o homem perseguiu e agrediu a companheira. Depois, ele efetuou um disparo de arma de fogo a curta distância que causou a morte da companheira. O crime foi cometido mediante traição, já que a vítima, em ambiente doméstico e íntimo, não tinha qualquer razão para crer que seria morta por seu companheiro. Também foi praticado com recurso que dificultou a defesa da vítima, que não teve chance de reagir ou escapar.
Além do feminicídio, o homem foi denunciado por posse ilegal de arma de fogo. Na denúncia apresentada à Justiça, o promotor Henrique Knipp também solicitou o pagamento de indenização mínima de R$ 100 mil à família da vítima pelos danos causados.
Fonte: Rádio São Luiz com informações do MPRS


