Trilha dos Santos Mártires das Missões inicia trajeto por comunidades do Paraguai

Trilheiros visitam museu em San Inácio Guazu, no Paraguai – Foto: Divulgação/Trilha dos Santos Mártires das Missões
Teve início neste final de semana o trajeto de 470 km da Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões. O percurso faz parte de edição comemorativa de 25 anos da iniciativa e celebra também os 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis no Rio Grande do Sul. Na primeira parte da viagem, os trilheiros vão percorrer diferentes comunidades do Paraguai.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
No primeiro dia da trilha (24/10), os 20 participantes da Museu de Arte Jesuítico-Guarani, em San Inácio Guazu. Em seguida, percorreram 22 km até Santa Maria de Fé. Nesta segunda (27/10), o grupo parte para Santa Rosa de Lima e depois para San Patricio.
“É realmente uma caminhada internacional que nós fazemos para divulgar os passos do padre Roque Gonzales de Santa Cruz”, explica Sérgio Venturini, coordenador da Trilha Internacional, sobre o trajeto por diferentes localidades que guardam marcas do período missioneiro.
Em 1611, Roque Gonzalez partiu de San Inácio Guazu para fundar diversas reduções nos territórios do Paraguai e da Argentina, até chegar ao território do atual Rio Grande do Sul, em 13 de maio de 1626. O percurso dos trilheiros seguirá pelos dois países vizinhos, até chegar ao Brasil pelo Passo do Padre, em São Nicolau, no dia 8 de novembro. O final do percurso será durante a Romário do Caaró, no dia 16 de novembro, em Caibaté.
Professor e pesquisador no Paraguai, Isabelino Martínez é um dos responsáveis pela organização e acolhida dos trilheiros no país vizinho. “Recuperar essa memória que nos vincula, que fez de nós uma forma distinta de ser América e ter uma visão distinta também do mundo”, destaca o professor, que também é sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (IHGSLG).
A trilha é promovida pela Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões (AATRISAMM), além de contar com apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e de diferentes entidades e comunidades regionais dos três países.
Matéria relacionada: Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões terá percurso de 470 km por Paraguai, Argentina e Brasil
Fonte: Rádio São Luiz



