5° Ciclotrilha da Integração Guarani-Jesuítica promove turismo missioneiro neste domingo (2)

Foto: Divulgação/Trilha da Integração Guarani-Jesuítica
História, natureza e ciclismo, estas são as bases da 5° Ciclotrilha da Integração Guarani-Jesuítica. O evento reúne ciclistas da região em cinco percursos que percorrem pontos turísticos e históricos de Roque Gonzales. A atividade acontece neste domingo, 2 de novembro, com saída da Prainha de Roque Gonzales.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Neste ano, a iniciativa da Trilha da Integração Guarani-Jesuítica celebra os 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis no Rio Grande do Sul. Desde 2018, o projeto promove percursos pela paisagem da região, em três modalidades: caminhada, ciclismo e cavalgada.
Idealizador da trilha e diretor do Departamento de Turismo de Roque Gonzales, Iraci Luft explica que a intenção é promover a integração entre as comunidades, estimular o contato com a natureza, bem como a saúde física e mental. “Nós somos herdeiros de uma parte do primeiro ciclo Guarani-Jesuítico. Temos dois pontos marcantes dessa história, que são o Cerro do Inhacurutum, representando os guaranis, e o Santuário de Assunção do Ijuí, representando os jesuítas”, acrescenta.
Na edição deste ano, serão cinco diferentes percursos, incluindo uma trilha de cicloturismo kids, para incentivar a participação de crianças. Os outros quatro percursos possuem trajetos diferentes que variam de 10km a 47km, com paradas e apoio logístico.
A recepção dos participantes está marcada para 7h, na Prainha, com início dos percursos. O ponto de encontro comum será no Santuário de Assunção do Ijuí, para o almoço. Segundo Iraci, o número de inscrições já passa de 100 pessoas e o prazo foi estendido até o final desta quinta-feira (30/10), por meio de formulário on-line.
As cinco opções de percurso são:
- Cicloturismo Kids (2 km);
- Cicloturismo Passeio (10 km);
- Cicloturismo Sport 01 (31 km);
- Cicloturismo Sport 02 (42 km);
- Cicloturismo Pró (47 km)
“Estamos num trabalho de evolução e qualificação dos nossos pontos turísticos. E o ciclismo permite juntar saúde física e mental, com a integração e natureza”, destaca o coordenador da trilha. Mais informações podem ser obtidas com Iraci Luft pelo telefone (55) 99974-4652 ou na página oficial da trilha no Instagram: @trilhaguaranijesuitica.
Fonte: Rádio São Luiz


