Dia de finados: confira o significado da data e a movimentação em São Luiz Gonzaga

Foto: Reprodução/Rádio São Luiz
Neste domingo, 2 de novembro, é reconhecido como o Dia de Finados, uma data dedicada à memória das pessoas que já faleceram e um dia em que muitas pessoas costumam visitar os túmulos de seus entes queridos. Segundo apuração da Rádio São Luiz FM 100.9 no Cemitério Municipal de São Luiz Gonzaga, o movimento de pessoas no local estava baixo nas primeiras horas da manhã deste domingo.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Conforme zeladores do cemitério municipal, o movimento foi maior na tarde deste sábado (01/11), em virtude da previsão de chuva para este domingo, o que levou muitas pessoas a anteciparem a visita. Ainda assim, a expectativa é de que essa movimentação aumente ao longo do dia, principalmente, enquanto o tempo permanecer firme e ensolarado.
Celebrado no Brasil e em diversos outros países do mundo, o Dia de Finados é uma tradição de origem celta, antiga civilização da Europa Central. Posteriormente, a data foi incorporada ao calendário oficial da Igreja Católica, um dia depois da data reconhecida como “Dia de Todos os Santos”, em 1° de novembro.
No Brasil, a data é um feriado religioso nacional instituída por lei desde 2002. Além dos católicos, pessoas de diversas outras religiões também utilizam essa data para homenagear os mortos.
Uma das formas mais reconhecidas de celebração do Dia dos Finados acontece no México, onde o chamado “Dia de los Muertos” é comemorado no dia 1º de novembro, pois além da influência católica, a data lá remonta aos festivais astecas. As celebrações incluem a montagem de altares com oferendas, caveiras de açúcar e as comidas favoritas dos mortos, além de desfiles e visitas aos cemitérios.
Fonte: Rádio São Luiz


